O que é degeneração cística?

Perguntado por: elopes8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

A degeneração cística, geralmente, manifesta-se como lesão com paredes irregulares, apresentando áreas císticas com grandes componentes sólidos no interior(3). No presente caso, a US sugeriu o diagnóstico de neoplasia ovariana, em virtude da natureza predominantemente cística, uniloculada e com paredes finas da massa.

Bebidas açucaradas, doces em geral, pão branco e arroz branco são alimentos com altos índices glicêmicos e podem levar a picos de açúcar no sangue e níveis de insulina mais elevados, que estão relacionados a outros hormônios que estimulam o crescimento dos miomas uterinos.

É uma degeneração que pode levar à ruptura com sangramento e choque, constituindo um quadro bastante dramático. A calcificação ocorre após necrose do mioma, degeneração gordurosa e nas pacientes na menopausa.

Muitas mulheres se assustam quando recebem o diagnóstico de mioma no útero por acharem que se trata de um câncer. Mas não há razão para pânico: miomas não se transformam em tumores cancerígenos e não aumentam o risco de ter câncer de colo do útero, o que significa que não representam uma ameaça grave à saúde.

O mioma uterino deve ser retirado quando a mulher apresenta sangramento aumentado refratário ao uso de medicamentos ou anticoncepcionais. Ele também deve ser operado quando há desejo de engravidar e a paciente apresenta miomas uterinos grandes e volumosos, ou quando ocupam a porção interna do útero (mioma submucoso).

Complicações do mioma uterino
Nestes casos, os sintomas de cansaço, palidez e astenia podem ser evidentes. Se o tamanho for bastante grande, devido à compressão que o útero faz, pode haver complicações urinárias (bexiga e rins) e intestinais.

Geralmente, um mioma uterino não apresenta sintomas. Algumas pacientes relatam sangramentos e/ou algumas dores e urgência para urinar, relacionados ao aumento do volume e à compressão dos órgãos junto ao útero.

Portanto, é normal o mioma regredir e desaparecer em alguns casos, visto que costumam se desenvolver por conta de desequilíbrios hormonais, e param de crescer quando o organismo restabelece o equilíbrio. No entanto, ele não é expelido naturalmente pela menstruação, ou eliminado pela vagina.

Sim, quem vive com miomas uterinos pode e deve fazer exercícios. A ciência mostra a presença de miomas uterinos em até 80% das mulheres.

Tratamento do mioma
No caso de infertilidade, apenas os miomas que se projetam para dentro da cavidade uterina (submucosos) ou os miomas maiores de 4-5 cm de diâmetro devem ser avaliados para uma cirurgia.

Mioma submucoso: ele fica dentro do útero e é o mioma mais perigoso à fertilidade, pois pode ocupar a cavidade uterina, onde o embrião se fixa para dar início à gestação, e deformá-la.

Mioma não é a causa de dor nas pernas, dor nas costas, dor de cabeça, alteração na urina, prostração e muito menos ganho de peso!!! Mioma não engorda ou causa inchaço. Caso você tenha algum desses sintomas ou características, esqueça o mioma e vá investigar outras causas!

A grande maioria dos miomas não provoca sintomas, porém, alguns provocam aumento do fluxo menstrual, muitas vezes com coágulos, podendo resultar em anemia. Outro sintoma importante é o aumento do volume abdominal.

A maioria dos miomas são pequenos, com menos de 5cm. Desta forma, não fazem engordar ou crescer a barriga. Somente miomas muito grandes fariam a barriga crescer. No entanto, eles são muito raros e acometem mulheres que ficaram muito tempo sem acompanhamento de rotina e tratamento.

Inchaço na região do abdômen
Dependendo do tamanho e localização dos miomas, pode haver inchaço abdominal de forma acentuada ou não. Quando empurram outros órgãos, podem causar prisão de ventre ou diarreia e incontinência urinária. Além disso, também pode acontecer dor abdominal ou lombar e cólicas na região do útero.

Mulheres que apresentam cólica, aumento do fluxo menstrual, irregularidade na menstruação ou aumento do volume abdominal, podem estar com miomas uterinos! Não precisa fazer biópsia para o diagnóstico de mioma, pois as características ultrassonográficas são bem características!

Apesar de se desenvolverem em cerca de 75% das mulheres em idade fértil, os miomas, durante muito tempo, podem passar despercebidos. Quando os sintomas começam a ficar evidentes, é possível que seja tarde e, então, a histerectomia (remoção de parte ou de todo útero) passa a ser a única saída.

O período de internação é de 24 horas, e a paciente pode voltar rapidamente às suas atividades dentro de 3 a 4 dias conforme citado. Após a cirurgia de mioma o paciente deve retornar ao Médico Radiologista Intervencionista e no Ginecologista.