O que é defeito de caráter?

Perguntado por: emaldonado . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Respondendo ao questionamento “o que é defeito de caráter“, se trata de todo aspecto negativo em nossa personalidade. Nossas falhas são resultado de nossa construção social e percepção em relação ao mundo. Do mesmo modo que aprendemos a ser bons, também podemos ser educados para ir na direção contrária.

O caráter é um conjunto de traços ligados à moral de um indivíduo. Neste sentido, suas atitudes serão coerentes com a sua índole, natureza e temperamento. As qualidades que constituem o caráter de uma pessoa podem ser boas ou más. Assim, determinam o conceito de moral que irá reger as atitudes de uma pessoa.

Por outro lado, as pessoas de caráter fraco são aquelas que em situações difíceis ou nem precisam ser difíceis, tomam atitudes erradas, como mentir, roubar. E muitas vezes fazem isso para prejudicar outra pessoa.

A divisão se dá em cinco tipos: Esquizoide, Oral, Psicopata, Masoquista e Rígido. Os traços de caráter não possuem qualquer ligação com a moral das pessoas, nem podem ser vistos como melhor ou pior que os demais.

Algumas características do mau-caráter
- Mentir – Mente descaradamente e seu comportamento, no final, acaba sendo sempre uma surpresa. - Falta de palavra – A falta de palavra pode caminhar próxima à mentira e à manipulação. Quando alguém combina algo ou assume um compromisso, a espera social é que este seja cumprido.

É possível mudar uma pessoa? Apesar de o caráter ser moldável, nem sempre é possível provocar a mudança desejada. O psicólogo Zwinglio Christopher de Oliveira explica que a base de qualquer mudança é a percepção da necessidade de se mudar e um desejo real de realizá-la.

bom-caráter
1. Indivíduo de boa formação moral, de boa índole: há sempre boas intenções nas atitudes de um bom-caráter.

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
coloq Diz-se de ou pessoa de má índole, que atraiçoa, não é confiável e age de modo vil e ardiloso com os demais; pulha. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Pl : maus-caracteres . ETIMOLOGIA voc comp.

É o caráter — um caráter formado por meio da obediência às leis da vida conforme reveladas pelo evangelho de Jesus Cristo, que veio ao mundo para que tivéssemos vida e a tivéssemos com abundância. [Ver João 10:10.] A principal preocupação do homem na vida não deve ser a aquisição de ouro, fama ou bens materiais.

Dicas Para Lidar Com a Falta de Caráter Sem Se Prejudicar

  1. 1 – Mantenha Sempre o Respeito. ...
  2. 2 – Defina uma Distância Segura. ...
  3. 3 – Evite Tomar Atitudes Com Raiva. ...
  4. 4 – Entenda Que as Atitudes do Outro Não Te Pertencem. ...
  5. 5 – Tente o Diálogo.

Para a formação de um bom caráter, concorreu uma boa educação familiar, religiosa e escolar. Também tem grande influência as diversões e lazer, a vida ao ar livre, os jogos, as leituras formativas e o convívio com a sociedade. A pessoa sem caráter, sem princípios, torna-se vulgar.

Seus valores e sua moral definem a coerência de suas ações, procedimento e comportamento. Um bom caráter não se deixa levar por alguma proposta duvidosa que parece mais fácil para a realização de algo. Mesmo parecendo o melhor caminho a seguir, é o caráter que vai determinar a escolha.

O caráter de uma pessoa é construído por meio de hábitos e relações que fazem parte da experiência individual. Ele está intimamente ligado ao modo de pensar, sentir ou reagir de cada indivíduo, ou seja, se reflete nas atitudes e ações tomadas ao longo da vida.

A falta de caráter é percebida quando, errando repetidamente, causa prejuízo ou perdas a terceiros, fere sentimentos pelas manipulações e mentiras, a outrem, pela insistência desta maneira de ser; é característica de pessoas com baixa consciência moral; nem objetivam melhorar pelo menos não sinceramente.

Significado de Caráter
substantivo masculino Formação moral; honestidade: pessoa de caráter. Conjunto de qualidades (boas ou más) que distinguem (uma pessoa, um povo); traço distintivo: o caráter do povo brasileiro. Caracterização do próprio sujeito; índole, temperamento, personalidade.

Em termos gerais, o caráter define a índole da pessoa e como ela rege as suas atitudes, dentro dos parâmetros da honestidade e do respeito ao próximo. Assim, quando afirmamos que alguém tem caráter, isso ocorre porque essa pessoa apresenta traços de honestidade, sensatez e senso de justiça.

Portanto, o caráter é formado por traços morais de uma pessoa que determinam a forma constante de uma pessoa agir e reagir. E, a personalidade é um conjunto de características psicológicas que ditam como uma pessoa pensa, sente e age.

Um transtorno de conduta envolve um padrão repetitivo de comportamento que viola os direitos básicos de terceiros. Crianças com transtorno de conduta são egoístas e insensíveis aos sentimentos dos outros e podem assediar outras crianças, danificar propriedade, mentir ou furtar sem culpa.

Os cinco traços amplos de personalidade descritos pela teoria são a extroversão (também muitas vezes soletrada extraversão), a agradabilidade, a abertura, a conscienciosidade e neuroticismo.

O período de até 5 anos é de fundamental importância no formação do caráter de uma pessoa, quando um dos fatores principais é a presença e o cuidado dos pais.