O que é decúbito elevado?

Perguntado por: eparis . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.3 / 5 19 votos

A adesão à recomendação de manter o decúbito elevado foi definida como a manutenção de decúbito acima de 30 graus para cada observação.

Veja a seguir!

  • Decúbito dorsal. ...
  • Posição de Trendelenburg. ...
  • Decúbito ventral. ...
  • Posição de Fowler. ...
  • Decúbito lateral (esquerdo ou direito) ...
  • Posição de Sims. ...
  • Posição de Proclive.

A posição decúbito dorsal coloca o paciente deitado sobre as costas, com a cabeça levemente acima do nível dos pés, braços e pernas estendidos. O próprio nome da posição dá pistas de como ela é, pois “decúbito” é um termo médico que indica que a pessoa está deitada.

Decúbito dorsal = paciente deitado sobre o dorso. Decúbito ventral = paciente deitado sobre o abdômen. Decúbito lateral = paciente deitado do lado esquerdo ou direito.

Posição de Fowler é uma manobra que coloca o paciente parcialmente sentado, por meio da elevação da cabeceira da maca a um ângulo entre 45° e 60°. Nesse posicionamento, o corpo fica alinhado à cama ou mesa cirúrgica, com os joelhos levemente elevados, mais baixos que a cabeceira.

Na posição supina ou decúbito dorsal, o paciente fica deitado de costas com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados. É uma das posições mais assumidas pelos pacientes hospitalizados.

Posição do corpo que está deitado. Decúbito sobre o lado são no início das pleuresias. Decúbito sobre as costas.

Sintomas de Pneumonia

  • Febre alta (Acima de 37,5° C);
  • Tosse seca ou com catarro de cor amarelada ou esverdeada;
  • Falta de ar e dificuldade de respirar;
  • Dor no peito ou tórax;
  • Mal-estar generalizado;
  • Prostração (fraqueza);
  • Suores intensos, principalmente a noite;
  • Náuseas e vômito.

A falta de ar normalmente pode ser controlada com medicação, técnicas respiratórias, exercícios e em algumas vezes com oxigênio suplementar (extra). O primeiro passo para o controle é encontrar o que está causando o problema.

Atualmente, recomenda-se que a cabeceira seja mantida entre 30° a 45° em pacientes ventilados mecanicamente, devido ao elevado risco de broncoaspiração, já que essa posição pode reduzir o risco de ocorrência de pneumonias associadas à VM.

Movimentação de Pacientes Acamados. Na posição supina ou decúbito dorsal, o paciente fica deitado de costas com a cabeça e os ombros ligeiramente elevados. É uma das posições mais assumidas pelos pacientes hospitalizados.

Para prevenir escaras, deve-se realizar a mudança de decúbito regular, ou seja, alternar a posição no leito a cada duas horas ou menos, conforme indicação profissional. Proteger as proeminências ósseas com coxins (almofadas ou toalhas enroladas) também ajuda a evitar a pressão nos locais mais propícios a escaras.

Entenda a mudança de decúbito
A equipe fica responsável pela padronização das posições baseadas nos protocolos clínicos e realiza a mudança a cada 2 horas, além do uso de travesseiros ou almofadas entre os joelhos, tornozelos e calcanhares ou outras proeminências ósseas.

Evitar agravos ou complicações dos pacientes acamados ou restritos ao leito.

Decúbito ventral é uma posição que indica que o paciente está deitado sobre a parte anterior do corpo, ou seja, sobre o ventre. Esse posicionamento é popularmente descrito como estar deitado de bruços ou de barriga para baixo.

Nessa posição o paciente fica deitado de lado com ambos os braços para frente e os joelhos e quadris fletidos. O peso é suportado pela lateral do ilíaco e pela escápula.

Decúbito ventral: é a posição deventre, ou seja, deitado de barriga para baixo. Decúbito dorsal: É quando o paciente está deitadosobre o dorso, costas para baixo, ou se preferirem, barriga para cima. Decúbito lateral: E já, decúbito lateral é quando o paciência está deitado de lado.

Decúbito Trendelenburg
É uma variação da posição de decúbito dorsal, onde a parte superior do dorso é abaixada e os pés são elevados. Mantém as alças intestinais na parte superior da cavidade abdominal.