O que é decodificação da mensagem?

Perguntado por: imartins2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Elemento final do processo de comunicação. Operação que consiste na identificação e interpretação dos sinais transmitidos pelo canal. No caso da mensagem linguística, a descodificação consiste na atribuição dos valores semânticos aos fonemas.

O receptor também pode ser chamado de interlocutor, destinatário (como nos correios) ou ouvinte. Ele é quem recebe a mensagem transmitida pelo locutor. Presumindo que o falante e o ouvinte compartilham do mesmo código, cabe ao receptor decodificar a mensagem.

Receptor ou decodificador: equipamento situado entre o canal e o destino, isto é, que decodifica a mensagem ao destino; Contexto: a situação em que os fenômenos ocorrem. O processo de comunicação apresenta outros elementos também importantes: significado, compreensão e realimentação.

Eles podem ser de três tipos: oral, escrito ou verbal.

Alfabetizar é dar condições ao sujeito de ser capaz de ler, (decodificar) e escrever (codificar) bem como fazer uso adequado da língua escrita, significa orientar a criança para o domínio da tecnologia da escrita.

Leitura não é apenas decodificação, é também compreensão e crítica. Isso significa que o bom leitor precisa realizar essas ações sobre o texto. A decodificação é uma parte da leitura, na qual o leitor, basicamente, junta letras e forma sílabas; junta sílabas e forma palavras e junta palavras para formar frases.

Resumindo: Compreensão de textos: é a decodificação da mensagem, ou seja, análise do que está no explícito no texto. Interpretação de textos: é a interpretação que fazemos do conteúdo, ou seja, quais conclusões chegamos por meio da conexão de ideias e, por isso, vai além do texto.

Decodificação, ou seja, o processo de converter seqüências de letras em sons, com base no conhecimento da correspondência grafemas-fonemas [...]. Fluência, ou seja, a habilidade de ler com velocidade e precisão, extraindo o significado do que é lido.

Assim, esse conceito abrange a capacidade de decodificar (uma palavra escrita num som) e de codificar (um som numa palavra escrita). Nesse entendimento, alfabetizar é dar ao aluno os elementos para ele descobrir domo funciona esse código, como decodificar fonemas em grafemas e vice-versa.

Com a codificação baseada em texto, o conteúdo da mensagem está em um texto sem formatação e, portanto, pode ser inspecionado por uma pessoa sem o uso de nenhuma biblioteca de código.

Para codificar, a mensagem é multiplicada com a matriz do remetente e o resultando é enviado como a matriz resultante. Para decodificar, o destinatário utiliza sua matriz e multiplica pela matriz recebida, resultando na matriz original, assim podendo converter para suas letras associadas.

Os decodificadores são circuitos que convertem uma entrada binária, considerada um inteiro sem sinal, para uma saída que representa um código. Sua forma mais comum é acionar a saída correspondente ao valor numérico da entrada.

comunicação verbal; comunicação não-verbal; comunicação escrita; comunicação visual.

A decodificação pode ser compreendida como a capacidade de decifrar o código escrito para captar seu significado. Após esta operação, que é comum nas primeiras etapas da aprendizagem da leitura, todo esforço deve voltar-se para a compreensão.