O que é débito e crédito no balancete?

Perguntado por: icordoba5 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

Se uma conta recebe algo ou assume o compromisso de entregar algo, é debitada. Se uma conta entrega algo ou adquire o direito de receber algo, é creditada.

Creditar significa registrar uma importância na coluna de Crédito de uma conta, para aumentar seu valor quando a conta representa uma obrigação, ou para diminuir seu valor quando a conta representa um Bem ou Direito.

Também vale dizer que “positivo” e “negativo” aqui não têm necessariamente relação com “bom” ou “ruim”, e sim com a forma como os valores se expressam. No cenário das finanças do dia a dia, crédito seria algo positivo, pois demonstra que um valor (no caso R$1.600) foi creditado em uma conta, por exemplo.

Quando o instrumento financeiro tem a função de crédito, significa que você pode comprar hoje e pagar depois, seja em um único pagamento ou dividido em várias parcelas. Já o débito requer que haja saldo disponível no ato da compra, pois o dinheiro é descontado instantaneamente.

Crédito é um recurso financeiro oferecido por uma organização que acredita que você é uma pessoa de confiança e vai pagar a sua dívida no futuro. Ele é uma forma rápida de levantar dinheiro para que você compre um produto ou serviço mesmo que você não tenha, no momento da compra, o dinheiro necessário.

No lado esquerdo do razonete são lançados os débitos (saldos devedores) e no lado direito são lançados os créditos (saldos credores), ficando o nome da conta na parte de cima do "T".

O cartão de débito é o meio de pagamento eletrônico no qual a dedução do valor é efetuada de forma quase instantânea. Ou seja, seu vínculo direto com a conta corrente faz com que o valor da compra seja automaticamente descontado do seu saldo atual.

Porque temos o ATIVO como a APLICAÇÃO DE RECURSOS (QUANDO DÉBITO = APLICAÇÕES). É no ATIVO que estão os Bens e Direitos da empresa, é aonde está a aplicação do dinheiro investido na empresa, logo o ATIVO tem natureza DEVEDORA.

Para realizar a análise do balancete, é fundamental entender tanto sua estrutura quanto o que cada linha do documento informa. Em suma, é possível apresentar os saldos iniciais da conta com seus respectivos movimentos (que podem ser débitos ou créditos).

O crédito tem importante papel no processo de acumulação de capital, isto é, transformador financeiro de diversas modalidades, prazos e níveis de risco, sendo essencial no funcionamento dos setores produtivos e também às famílias, portanto os dados financeiros funcionam como um indicador da trajetória futura de ...

Destino de utilização do empréstimo. Normalmente pode ser aquisição, construção, obras, transferência de outra Instituição de Crédito ou para fins diversos não especificados.

O limite negativo significa que você ultrapassou o valor disponível para uso, incluindo o crédito emergencial e o cartão só poderá ser usado novamente quando a dívida for quitada.

Na Matemática, existem dois tipos de números: os positivos e os negativos. Os números positivos são representados por um sinal de “+” na frente ou não apresentam nenhum sinal. Os números negativos são representados por um sinal de “-” na frente.

Quem é o credor e quem é o devedor? Credor é quem tem direito a receber um valor ou algo. Devedor é quem tem a obrigação de pagar um valor ou algo ao credor.

Se uma conta recebe algo ou assume o compromisso de entregar algo, é debitada. Se uma conta entrega algo ou adquire o direito de receber algo, é creditada.

As compras à vista são aquelas em que o valor é pago de uma só vez. Pode ser no crédito ou no débito, mas a compra é paga integralmente. Já quando o cliente paga a prazo, ou parcelado, o valor é dividido em meses. Essa explicação é básica, mas já deixa bem claro como funcionam os dois formatos.