O que é DBP na ultrassom morfológica?

Perguntado por: upereira . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 5 votos

O diâmetro biparietal (DBP): é o diâmetro entre os dois lados da cabeça. Isso é medido após 13 semanas. O comprimento do fêmur (FL): mede o osso mais longo do corpo e reflete o crescimento longitudinal do feto. A circunferência abdominal (CA): a medida mais importante a ser feita no final da gravidez.

O perímetro cefálico (PC) varia conforme a idade gestacional do bebê. Assim, na maioria das crianças que nascem após nove meses de gestação, o PC de 33 cm é considerado normal para a população brasileira, podendo haver alguma variação para menos, dependendo das características étnicas e genéticas da população.

Conforme as diretrizes de organizações nacionais, recomenda-se o uso do diâmetro biparietal (DBP) para avaliar a idade gestacional quando o comprimento cabeça-nádega é maior que 84 mm (14 semanas de gestação).

O que é considerado um percentil normal? Não existe um percentil normal e outro “anormal”. A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que seja considerada como referência de peso esperado os percentis 10 e 90. Ou seja, quando o peso do bebê está entre o percentil 10 e 90 ele é considerado adequado.

Porém, após o nascimento um parâmetro considerado “normal” é de perímetro cefálico acima de 33 até 38,6cm. Abaixo desta medida os médicos consideram como microcefalia (redução do cérebro), já acima disso, como macrocefalia (aumento do cérebro) e até mesmo hidrocefalia (água na caixa craniana).

Gestação por DPB é calculado usando a fórmula: Dias = 2 * DPB + 44.2. Esta será a gestação no momento do ultrassom.

Então para calcular o comprimento do bebê utilizamos uma fórmula que foi publicada na literatura. A fórmula para o cálculo do comprimento do bebê é: Comprimento Fetal = 6,18 + 0,59 x Comprimento do Fêmur em Milímetros.

Só passa a ser estatisticamente anormal se ultrapassar 36 cm nas meninas e 37 cm nos meninos. “Mas isso não quer dizer, necessariamente, que o bebê tenha alguma deficiência. É só o pediatra que poderá analisar”, ressalta o especialista. Muitas vezes, as crianças possuem cabeça grande apenas por questões hereditárias.

A medida do perímetro cefálico em recém-nascidos passou de 32 cm para 31,9 cm em meninos e 31,5 cm em meninas.

Se o seu bebê parece ter alguma alteração do formato da cabeça e voc~e percebe que ele tem uma cabeça torta consulte um neuropediatra. A avaliação do neuropediatra poderá esclarecer dúvidas e identificar se há necessidade de algum tratamento assegurando a saúde do seu bebê.

Comprimento Femoral:
Medida da porção calcificada da diáfise femural; Calibrador de medida nas junções da cartilagem com a porção calcificada. Referências: 1.

As relações biométricas fetais também devem ser avaliadas: CC/CA (circunferências crânio/abdômen): a razão diminui linearmente durante a gravidez. Valores maiores que 2 desvios padrões indicam anormalidade. FL/CA (tamanho fêmur/ circ.

DOF: limites externos da calota craniana (borda óssea externa) nas regiões frontal e occipital, seguindo a linha média; DBP: maior distância entre os limites externos dos ossos parietais a 90o em relação ao DOF.

1A biometria fetal é um exame que mede todo o feto e permite identificar a idade gestacional e acompanhar o processo de desenvolvimento. 2O diâmetro biparietal (DBP) é a medida da cabeça do bebê, calculada pela distância entre os ossos que formam a lateral da cabecinha.

Intervalos de Referência das Medidas do Diâmetro Biparietal (DBP), da Circunferência Craniana (CC) e do Átrio do Ventrículo Lateral (VL) Tabelas com intervalo de referência para medidas da biometria do polo cefálico fetal: diâmetro biparietal, circunferência craniana e ventrículo lateral.

O médico irá medir a cabeça do bebê, o abdômen e o comprimento do fêmur. Com essas medidas o aparelho traz uma série de fórmulas para calcular o peso do bebê. Desde o advento do ultrassom diversas fórmulas foram desenvolvidas, entretanto a mais usada é a fórmula de Hadlock.