O Que É darwinismo exemplo?

Perguntado por: hmenezes . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Darwinismo é o conjunto dos estudos e teorias relativas à evolução das espécies, desenvolvidos pelo naturalista inglês Charles Darwin (1808-1882). A teoria da evolução defende que todas as espécies descendem de ancestrais comuns que ao longo do tempo geológico foram sofrendo alterações.

Os dois pontos centrais do darwinismo são o compartilhamento de um ancestral comum e a seleção do mais apto.

Esta teoria tem como base a superioridade racial, social e cultural, a qual afirmava que a sociedade se dividia em grupos superiores e inferiores, e consecutivamente os inferiores deveriam ser aperfeiçoados pelos superiores.

Charles Darwin

Recebe esse nome uma vez que se baseia no Darwinismo, que é a teoria da evolução desenvolvida por Charles Darwin (1808-1882), no século XIX. Este estudo social foi desenvolvido entre os séculos XIX e XX pelo filósofo inglês Herbert Spencer (1820-1903), que antes de Darwin pensou no tema da evolução.

Introdução. O principal nome do pensamento evolutivo foi Charles Darwin, que estabeleceu a lei da Seleção Natural. No entanto, devido ao pouco estudo no campo da genética, Darwin não conseguiu explicar como as características dos indivíduos eram passadas adiante.

O grande problema do darwinismo é sua pretensão de explicar a existência de todas as formas de vida através de um mecanismo cego como a seleção natural e sua conseqüente negação de toda teleologia rumo um transcendente.

Darwin é um sobrenome de origem inglesa. Surge do inglês antigo Deorwine, que significa “caro amigo”, “estimado amigo”, “querido amigo”. O seu significado resulta da junção dos elementos (do inglês antigo) deor, dear, que significa “querido”, e wine, que significa “amigo”.

Resposta. Um ponto de fragilidade era o processo de surgimento de variabilidade (mutações).

Podemos dizer que uma das consequências da doutrina do Darwinismo Social, elaborada no século XIX, foi: a) o aperfeiçoamento das sociedades democráticas e a evolução tecnológica ocidental. b) as lutas pelos direitos civis e pela “igualdade racial”. c) as políticas de segregação racial do século XX.

O Darwinismo Social surgiu no século XIX e tem Herbert Spencer como principal mentor.

O darwinismo social foi empregado para tentar explicar a inconstância pós-revolução industrial, sugerindo que os que estavam pobres eram os menos aptos (segundo interpretação da época da teoria de Darwin) e os mais ricos que evoluíram economicamente seriam os mais aptos a sobreviver, por isso, os mais evoluídos.

Uma nova pesquisa comandada por biólogos da Universidade de Bath, no Reino Unido, aponta que Charles Darwin errou em seu entendimento sobre a seleção sexual, que são as características que explicariam o porquê, por exemplo, de pavões machos terem caudas tão extravagantes.

Alguns pesquisadores já falavam sobre uma possível evolução das espécies, mas Darwin foi o primeiro a oferecer provas científicas e explicar o mecanismo que a torna possível: a seleção natural. Por causa disso, ele se tornou um dos pensadores e cientistas mais importantes da história.

A frase que encerra o ensaio, tal como a escreveu Darwin, dizia: “De um começo tão singelo evoluíram as formas mais belas e maravilhosas”. Depois do retoque, a frase ficou cientificamente mais completa: “De um começo tão singelo evoluíram, e continuam fazendo-o, as formas mais belas e maravilhosas”.

"A compaixão para com os animais é das mais nobres virtudes da natureza humana." "Para ser um bom observador é preciso ser um bom teórico." "Não estou apto a seguir cegamente o exemplo de outros homens." "É sempre recomendável perceber claramente a nossa ignorância."

No Brasil, o que se percebe é que os darwinismos não darwinianos dominaram a produção intelectual no século XIX. Somente no século XX, a teoria passou a ter maior valor científico e a ser objeto de pesquisa das ciências propriamente ditas.

A restrição de religiosos a Darwin acontece porque a teoria do britânico, ao defender a evolução dos seres vivos por meio da seleção natural, prescinde de um criador para explicar a origem das diferentes espécies.

Tendo vivido num tempo de grandes avanços científicos, o filósofo inglês Herbert Spencer (1820-1903) foi o principal representante do evolucionismo nas ciências humanas.

A teoria do darwinismo diz que a evolução das espécies é gerada a partir da seleção natural, portanto o esquema que representa sua teoria é o esquema B.

O principal ponto positivo do darwinismo consiste na explicação da evolução através da seleção natural. Charles Darwin (1809-1882) foi um naturista inglês que desenvolveu a teoria evolutiva da seleção natural. Onde se afirma que a sobrevivência das espécies se relaciona com a seleção natural.