O que é DANFE qual sua finalidade?

Perguntado por: rfreitas7 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

A DANFE é o documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica, que equivale a versão impressa simplificada da NFe, portanto, ela acompanha as mercadorias quando são vendidas aos clientes finais e é obrigatória no transporte de produtos e mercadorias.

O Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica, chamado de DANFE, é o que representa uma NF-e de forma mais simples e gráfica, com as principais informações sobre a compra. Ele deve ser impresso pelo vendedor antes que a mercadoria seja enviada, e mesmo sendo parecido com uma nota fiscal, ele não a substitui.

O DANFE Online é um documento fundamental para quem utiliza as famosas Notas Fiscais Eletrônicas. Isso porque ele contém as principais informações da NF-e, facilitando o acesso e conferência dos dados de uma transação.

3. Quem pode imprimir o DANFE e em que momento ele deve ser impresso? O DANFE deve ser impresso pelo emitente da NF-e antes da circulação da mercadoria, pois o trânsito de uma mercadoria documentada por uma NF-e sempre deverá estar acompanhado do DANFE correspondente.

O DANFE deve ser impresso pelo emitente da NF-e antes da circulação da mercadoria, para garantir o transporte regular; Você pode emitir DANFE online de forma prática e fácil com o emissor de nota fiscal eletrônica online da Conta Azul.

Vamos lá!

  • IRPJ. O Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) é aquele que incide sobre as pessoas jurídicas e pessoas físicas a elas equiparadas. ...
  • CSLL. ...
  • PIS/PASEP. ...
  • COFINS. ...
  • IPI. ...
  • ICMS. ...
  • ISS. ...
  • CPP.

O DANFe não tem valor fiscal e não precisa ser arquivado, como a NFe. O documento é importante pois desempenha a função de representar a nota fiscal em caso de contingência, provar o valor dos produtos em caso de acionamento do seguro e comprova a origem de produtos durante uma fiscalização do transporte.

Quem pode imprimir o DANFE e em que momento ele deve ser impresso? O DANFE deve ser impresso, pelo emitente da NF-e, antes da circulação da mercadoria, pois o trânsito de uma mercadoria documentada por uma NF-e sempre deverá estar acompanhado do DANFE correspondente.

Como emitir o DANFE
Além disso, só pode ser emitido depois que a empresa receber a concessão da Autorização de Uso da respectiva NF-e, com exceção de alguns casos. Em algumas situações é preciso ainda fazer uso de vias adicionais das Notas Fiscais e, assim, imprimir mais de um DANFE.

O que é DANFE? A sigla DANFE significa Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica e representa a versão impressa simplificada da NF-e.

O Documento Auxiliar de Nota Fiscal Eletrônica (DANFe) não possui valor fiscal, pois não é nada mais que uma representação impressa e simplificada das notas fiscais eletrônicas.

É possível emitir nota fiscal como pessoa física? Conforme já mencionamos, pessoas físicas podem sim, emitir nota fiscal para comprovar algum serviço prestado, embora essa não seja a maneira mais recomendada já que envolve uma relação de prestação de serviços profissionais.

Se você já possui um, siga o passo a passo abaixo:

  1. Vá em “Consultar NF-e” No seu navegador, abra o site oficial, clique em “Serviços” e, em seguida, selecione “Consultar NF-e”;
  2. Digite a Chave de Acesso do seu Danfe. ...
  3. Baixe a Nota Fiscal.

O número da nota fica localizado na parte superior do Danfe (Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica). O Danfe é a representação visual da nota, com as principais informações da empresa, produto, destinatário etc. O Danfe é normalmente enviado via e-mail ou entregue em papel no ato da compra.

Quem precisa pagar ICMS? Basicamente, toda empresa deve pagar. Isso porque o ICMS vale em toda venda, importação, serviço e transporte. Ou seja: se sua empresa realiza alguma dessas atividades, deve pagar ICMS.

O Imposto de Renda retido na fonte, ou seja, na nota fiscal, é de responsabilidade do de quem contratou o serviço e o pagamento deve acontecer pela guia do DARF com o CNPJ do próprio contratante/tomador. Esse valor é chamado de fato gerador e segue um padrão estabelecido na lista publicada no Art.

Continuar lendo Como ler uma DANFe?