O que é danças rítmicas?

Perguntado por: nmorgado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 8 votos

As danças rítmicas são ideais para o desenvolvimento de criatividade e improvisação musical, além de ser uma ótima maneira de aprender passos rápidos de dança.

7 tipos de dança para manter o corpo em movimento

  • 1- Samba. O mais tradicional dos ritmos brasileiros é uma excelente escolha para quem quer movimentar o corpo. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

A musicalidade na dança está diretamente atrelada ao ritmo, pois os movimentos devem seguir o que a música aponta. Se você observar com atenção esse aspecto, será capaz de aperfeiçoar seus movimentos com o objetivo de, depois de muito repetir, entregar uma performance cada vez mais conectada entre música e dança.

1. Relativo ao ritmo. 2. Em que há ritmo.

Segundo os autores, a Ginástica Rítmica, como também ficou conhecida a Rítmica, é uma disciplina de sentido rítmico muscular que converte o corpo em um instrumento em que vibra o ritmo. Para Dalcroze, o fenômeno rítmico corporal é imprescindível como recurso educacional no desenvolvimento do ser hu- mano.

Nesse sentido, entendemos que as atividades rítmicas no espaço escolar, podem ser classificadas da seguinte maneira: Percussão corporal: produção de sons com o corpo. Exercícios rítmicos com a utilização de materiais: como pular corda; atividades que envolvam a utilização de materiais como bolas, bastões, entre outras.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações.

Tipos de dança
Dança performática - como o balé, dança contemporânea, sapateado, flamenco, etc. Danças em dupla - danças de casais, como tango, samba, forró, valsa, entre outras. Danças cerimoniais - como algumas danças circulares, danças indígenas, etc. Dança social - como a dança de salão.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.

A dança tem três elementos básicos: movimento corporal, espaço e tempo.

O ritmo é determinado pela duração das notas musicais e pela duração das pausas (intervalos sem som). Algumas notas, por exemplo, representam 1 tempo, outras somente meio tempo ou 4 tempos, etc. Uma sequência de três notas musicais pode dar origem a diversas composições apenas pela mudança do ritmo.

O ritmo é importante para determinar a duração de cada som na música e também a duração dos silêncios. Uma mesma sequencia de três notas iguais pode dar origem a três composições musicais diferentes apenas pela variação do ritmo.

BENEFÍCIOS DA AULA DE RITMOS

  • Em uma hora de aula é possível perder aproximadamente 400 calorias.
  • Proporciona relaxamento e socialização.
  • Melhora a função cardiorrespiratória.
  • Desenvolve a coordenação motora.
  • Melhora os movimentos.
  • Corrige a postura.
  • Fortalece a musculatura.
  • Ajuda a melhorar o estresse.

Trata-se especificamente das danças, mímicas e brincadeiras cantadas. A diversidade cultural que caracteriza o país tem na dança uma de suas expressões mais significativas, constituindo um amplo leque de possibilidades de aprendizagem.

O que são Figuras Rítmicas? Estas figuras são utilizadas para nos mostrar quanto tempo dura cada som ou silêncio dentro das partituras. Lembrando que estas figuras não são NOTAS. Elas passam a ser notas apenas quando estão no pentagrama da partitura.

Em 1946, na Rússia, surge o termo “rítmica”, devido à utilização da música e da dança durante a execução de movimentos. Em 1961, alguns paises do leste Europeu organizam o primeiro campeonato internacional da modalidade.