O que é dança folclórica paulista e brasileira?

Perguntado por: rcavalcante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Trata-se de coreografias tradicionais, cuja origem é portuguesa, que foram difundidas em todo o Brasil, ocorrendo algumas variações em relação à dança original conforme a tradição da localidade. Pode ser executada de forma autônoma ou integrado ao conjunto de bailados do cateretê e fandango.

As danças brasileiras surgiram da fusão das cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial.

A série “Ciclo de Danças Tradicionais Paulistas” apresenta, de maneira informativa, com performances, curiosidades, histórias e coreografias, quatro danças tradicionais que fazem parte de um conjunto de manifestações culturais paulistas: o Cafezal Paulista, o Samba de Bumbo, o Samba de Lenço Rural Paulista e o Jongo.

Segundo Marques (1997), danças folclóricas são: Fandango, Quadrilha, Dança de Fitas, Dança de São Gonçalo, Frevo, Samba de Roda, Batuque, Baião, Cateretê, Forró e Vanerão.

Entende-se por Danças Folclóricas as expressões populares desenvolvidas em conjunto ou individualmente, frequentemente sem sazonalidade obrigatória. Tudo indica que é na coreografia que reside seu elemento definidor.

As músicas folclóricas são canções populares e tradicionais que fazem parte da sabedoria de um povo. Esse tipo de manifestação musical é transmitido pela tradição oral e, muitas vezes, o autor da mesma já foi esquecido ou nem mesmo chegou a ser conhecido.

As danças populares brasileiras surgiram da fusão da cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial.

As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas músicas animadas (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços públicos como praças, ruas e largos.

A Dança no Brasil é o resultado da fusão dos costumes indígenas, africanos e portugueses. A maneira de se movimentar dos indígenas e africanos era bem diferente daquela que os europeus conheciam. Os africanos escravizados dançavam para honrar seus orixás e aquela forma de mover o corpo escandalizava os portugueses.

A Catira, também chamada de Cateretê, é uma dança coletiva e popular do folclore brasileiro cuja principal característica é o sapateado e batidas de mãos dos participantes.

Possuímos no folclore paulista um folguedo popular de características muito nossas: o Caiapó. É um folguedo-cortejo, no qual os dançadores se apresentam vestidos à imitação de índios, e talvez mesmo de selvagens da África.

Catira ou cateretê é a dança de palmeado e sapateando, tradicionalmente realizada por homens postados frente a frente. Ocorre em diversas localidades paulista, em festas familiares ou tradicionais como Divino, São Benedito e Santa Cruz.

No post de hoje, trazemos uma série de opções para você escolher as suas favoritas e poder variar em sua rotina de exercícios físicos.

  • 1- Samba. ...
  • 2- Funk. ...
  • 3- Zumba. ...
  • 4- Balé clássico. ...
  • 5- Dança do ventre. ...
  • 6- Dança africana. ...
  • 7- Dança de salão.

A Dança Indígena
Há relatos de autos produzidos pelos jesuítas no século XVI, que ensaiavam os indígenas para apresentarem danças. As danças mais conhecidas são o toré, no Nordeste e o kuarup, realizado pelos indígenas do Alto Xingu, no Mato Grosso.