O que é dança da onça?

Perguntado por: ofogaca . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

A dança da onça é uma representação do jovem índio que se tornou um bravo caçador e matou a onça com as próprias mãos. O dançarino, que representa alma da onça, é coberto com pele desse animal e máscara de franjas de palmeira que disfarçam seus pés e mãos.

Kahê-Tuagê é dançada pelos índios Kanela, da região do rio Tocantins, na época da seca, onde predomina o elemento feminino. Apesar de não participarem, via de regra, de danças sagradas ou guerreiras, nessa as mulheres excepcionalmente têm a iniciativa.

Existem diversas danças praticadas pelos indígenas no Brasil. No entanto, algumas tornaram-se mais conhecidas. Duas delas são: toré e o Kuarup. No Brasil, uma das danças mais conhecidas e praticadas pelos índios é o Kuarup.

A dança é uma manifestação cultural que envolve movimento, ritmo, expressão corporal e sentimentos. Ao dançar comunicam-se valores, sensações e percepção estética. A dança existe desde sempre, pois é uma criação humana ligada à cultura dos povos.

Você sabia que a dança ajuda a estimular o cérebro e a memória? Isso ocorre porque, alguns tipos de dança, incluem aprender coreografias e lembrar sequências de passos. Além disso, o exercício favorece a coordenação motora e o equilíbrio.

“A atividade de jogar se bem orientado, tem papel importante no desenvolvimento de habilidades de raciocínio como organização, atenção e concentração, tão necessárias para o aprendizado, em especial matemáticos, e para resolução de problemas em geral”.

Dessa forma, foi possível estimular o raciocínio lógico, o pensamento estratégico, a inteligência emocional entre outras habilidades importantes para o desenvolvimento dos alunos.

Tipos de dança: principais estilos e ritmos

  1. Balé Clássico. Dança de origem europeia, originária da Itália no século XV, tem na música clássica o seu principal ritmo. ...
  2. Dança contemporânea. ...
  3. Jazz. ...
  4. Sapateado. ...
  5. Samba. ...
  6. Forró ...
  7. Dança de rua. ...
  8. Dança de salão.

A dança de "Renegade", do TikTok, claro:
Essa dança é a MAIS popular do TikTok, mas também é bonita, meio difícil, então aqui está um tutorial para que você possa aprender e acompanhar o ritmo dos jovens.

Trata-se de uma manifestação cultural de grande importância para os indígenas, envolvendo tradição, música, religiosidade e brincadeira. A cerimônia inclui ainda uma dança circular, em fila ou pares, acompanhada por cantos ao som de maracás, zabumbas, gaitas e apitos.

Os ritmos tradicionais são aqueles que misturam influências indígenas, africanas e europeias. Ou seja, os povos que deram origem ao nosso país. Por isso, compreender mais sobre essas danças ajuda a montar um repertório mais amplo.

A Dança Indígena
Há relatos de autos produzidos pelos jesuítas no século XVI, que ensaiavam os indígenas para apresentarem danças. As danças mais conhecidas são o toré, no Nordeste e o kuarup, realizado pelos indígenas do Alto Xingu, no Mato Grosso.

Alguns relatos produzidos pela Companhia de Jesus (Jesuítas) que veio ao país no século XVI, que indicavam que os povos indígenas já faziam apresentações de dança. Nesse sentido, pode-se dizer que a dança indígena foi a pioneira no Brasil.

“O Xondaro é uma dança feita por homens guerreiros que buscam fortalecer o modo de ser guarani, pedindo a proteção e a inspiração de Nhanderu, sua maior divindade. Já o Tangará é uma dança feminina onde os papéis são bem definidos, com movimentos inspirados nos pássaros, que representam alegria, liberdade e reflexão.

Passivo, ativo, leve, pesado, transferência, contrapeso e suas graduações. Estabilidade e instabilidade.

Continuar lendo Tem onça no BioParque?