O que é d+ nos investimentos?

Perguntado por: mprates . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 10 votos

D+ significa quantos dias, a partir da sua ação, a cotização ou a liquidação do ativo deverá ocorrer.

Se o fundo que você quiser investir é “D+5”, por exemplo, isso significa que você só vai receber o dinheiro após 5 dias úteis do pedido do resgate.

A liquidação financeira da compra e venda de ações é feita em 2 dias úteis (D2), ou seja, após a compra/venda dos ativos, os recursos são debitados 2 dias úteis após a operação.

É nessa hora que entra em cena a expressão “D+”, cujo significado é simples: em quantos dias úteis, a partir da solicitação, o resgate de um investimento se transforma em liquidez, ou seja, o dinheiro na conta corrente do investidor? “D” é a data de solicitação do resgate.

A ideal é quando o valor investido já é suficiente para realizar algum objetivo, como comprar uma casa. A outra situação é quando deixou de existir a tese pela qual se investiu no fundo.

Quando a data de conversão é D+3, por exemplo, isso significa que o pagamento do resgate vai ter como base o valor das cotas na data correspondente a 3 dias úteis após o pedido de resgate.

O boleto D8 é prerrogativa das Concessionárias Públicas, como por exemplo: Telefonia, Gás, Energia, Água e etc… As associações não podem emitir o Boleto nesta formalidade, a não ser que esteja na função de algum serviço público de concessão, que dificilmente é o caso.

O que é cotização de resgate
Logo, por exemplo, uma cotização de D+30 representa de 30 dias corridos para as cotas do fundo serem transformadas em dinheiro (o prazo de cotização) e esse montante ser transferido para a conta do investidor (o prazo de liquidação).

Opções para o acorde D7 no violão/guitarra
A pronúncia correta para esse acorde é “Ré com sétima menor“. Se você não sabe o porquê desse nome, leia o artigo “diminuta aumentada e justa” aqui no site para tirar todas as suas dúvidas e aprender tudo sobre graus de um jeito simples e descomplicado.

D+1 é uma sigla que indica uma data relacionada a algum trâmite financeiro, como por exemplo, o prazo de alguma compensação bancária (como a compensação de um cheque, o crédito de um DOC, ou quando você poderá sacar o dinheiro de uma aplicação, por exemplo).

Os títulos públicos — Tesouro Selic, Tesouro Prefixado, Tesouro IPCA+ e Tesouro RendA+ — podem ser boas escolhas para ter investimentos com liquidez diária na sua carteira. Eles são emitidos pelo Tesouro Nacional, têm garantia atrelada ao Governo Federal e são negociados na plataforma Tesouro Direto.

ETF é a sigla para Exchange Traded Funds, isto é, Fundos de Investimento que captam recursos para aplicar em carteiras que seguem algum índice como referência, como o Ibovespa, o S&P 500, o Small (índice das Small Caps), entre outros.

Consulte a lista dos 83 ETFs de Renda Variável disponíveis na B3. Selecione um Fundo desejado a partir da primeira letra/número, ou digite o nome para encontrar seu ETF.

Liquidação de venda: os recursos da venda são disponibilizados a partir de 13h de D+1; Liquidação de compra: acontece às 17h de D+2, sendo D a data da compra.