O que é CVM 617?

Perguntado por: aaguiar2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 15 votos

No fim do ano passado, mais precisamente no dia 5 de dezembro, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou a instrução que institui um novo marco para a Prevenção à Lavagem de Dinheiro e ao Financiamento do Terrorismo (PLDFT) no mercado de valores imobiliários.

Dispõe sobre o dever de verificação da adequação dos produtos, serviços e operações ao perfil do cliente.

Dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento e a divulgação das informações dos fundos de investimento. Revoga as Instruções 409/04; 411/04; 413/04; 522/12; 524/12; 536/13 e 549/14; os arts.

A CVM é responsável por regulamentar e fiscalizar atividades como emissão de valores mobiliários, distribuição de investimentos, ofertas públicas, Fundos de Investimentos, entre outros.

A atuação da CVM é de grande importância para o investidor – uma vez que ao fiscalizar e acompanhar o mercado, está protegendo os titulares de valores mobiliários. Ou seja, aquele investidor que compra ações ou investe em mercados que estão sob vigilância deste órgão.

Assegurar a observância de práticas comerciais equitativas no mercado de valores mobiliários; e. Assegurar a observância no mercado, das condições de utilização de crédito fixadas pelo Conselho Monetário Nacional.

O administrador do fundo acessa o sistema SGF, realiza o upload dos documentos obrigatórios ao registro (art. 2º da ICVM nº 578), preenche os dados do fundo e efetua o registro de funcionamento do fundo em tempo real.

A solicitação deve ser apresentada por meio de "Requerimento" - Tipo de Assinatura Exigido: Simples, com fundamento no Art. 4º, I, a do Decreto Nº 10.543/20. Quanto tempo leva? Este serviço é gratuito para o cidadão.

A Comissão de Valores Mobiliários (popularizada pela sigla CVM) é uma entidade pública e autárquica vinculada ao Ministério da Economia (antigo Ministério da Fazenda). Criada em 1976, com sede no Rio de Janeiro, a CVM surgiu com o objetivo de fiscalizar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.

As principais Leis que norteiam o ambiente do mercado de valores mobiliários, e por conseguinte a CVM, são:

  • Lei 6.385/76, que disciplina o Mercado de Capitais e Cria a CVM;
  • Lei 6.404/76, que dispõe sobre as sociedades por ações.

Dispõe sobre a constituição, a administração, o funcionamento, a oferta pública de distribuição de cotas e a divulgação de informações dos Fundos de Investimento Imobiliário - FII.

Dispõe sobre o registro de emissores de valores mobiliários admitidos à negociação em mercados regulamentados de valores mobiliários. Revoga os arts. 3º a 5º e 11 a 19 da Instrução 134/90; o art.

Com a Resolução 175, os fundos de investimento poderão ter mais de uma classe e subclasse dentro do mesmo CNPJ, que terão patrimônios segregados. Têm sido feita a analogia de que os fundos de investimento se tornarão um grande guarda-chuva, que abrigará diversas classes, estratégias e políticas de investimento.

A verdade é que a CVM é o pilar de confiança do mercado que ela regula — e isso beneficia ainda empresas de capital aberto, fundos de investimento, instituições financeiras, auditores independentes, consultores, analistas de valores mobiliários, administradores de carteiras e agentes autônomos, entre outros.

CVM é uma sigla que significa Comissão de Valores Mobiliários. Essa comissão é uma autarquia (lei 6.385 de 1976), o que significa que é uma entidade de administração pública indireta, e que faz parte do Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Para fazer a consulta é preciso enviar uma carta ao departamento de custódia da Bovespa, informando seu nome, o número do CPF e o número do RG do investidor para que o órgão informe a posição acionária. Nos bancos, o serviço costuma ser um pouco mais rápido.

Assim sendo, cabe a essa instituição o dever de supervisionar as Sociedades Anônimas (SA) de capital aberto, bolsa de valores, mercadorias e futuros, os agentes do mercado de capitais, os fundos de investimentos e as corretoras e distribuidoras de valores mobiliários.

CVM, o que é: quais ativos a entidade fiscaliza?

  • Ações;
  • Bônus de subscrição;
  • Debêntures;
  • Certificados de depósito de valores mobiliários;
  • Notas comerciais;
  • Contratos futuros;
  • Cédulas de debêntures; e.
  • Contratos derivativos.

Situação do Requisito na CVM: Entre com o CPF/CNPJ (Deixe em branco caso não saiba): Preencha somente com números. A consulta pode ser feita por Razão Social, Tipo de Participante ou ambos.

Fiscalizar e Inspecionar as companhias abertas, dando prioridade às que não apresentem lucro em balanço ou deixem de pagar o dividendo mínimo obrigatório; Zelar pelo funcionamento eficiente e regular o mercado de capitais e seu desenvolvimento.

Na remuneração pelos serviços, essas instituições podem cobrar comissões e taxas. As corretoras e as distribuidoras devem ser constituídas sob a forma de sociedade anônima ou por quotas de responsabilidade limitada. São supervisionadas tanto pelo Banco Central quanto pela Comissão de Valores Mobiliários.