O que é cut off no exame?

Perguntado por: emorais4 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 18 votos

Valor de corte (ou cut-off, em inglês) é um valor numérico utilizado em análises toxicológicas e análises clínicas, cujos resultados das amostras que estão abaixo desse valor são considerados negativos (não detectado) e os resultados acima desse valor são considerados positivos (detectado).

O exame é necessário tanto para tirar ou renovar a CNH nas categorias C, D e E, quanto para contratação no regime CLT. Caso o resultado seja exame toxicológico positivo, o motorista é suspenso do direito de dirigir e só poderá realizar um novo teste após 90 dias (o equivalente a 3 meses).

Dessa maneira, as drogas pesquisadas que reprovam no exame toxicológico são: Cocaína , Crack. Maconha, Anfetamina e suas derivações. Ecstasy, Rebite (também conhecido como Nobésio ou Bolinha)

Por lei, o exame toxicológico não pode avaliar o consumo de substâncias lícitas, como cigarro e álcool. Importante lembrar que a sensibilidade do exame dependerá da substância e do tempo de permanência dela no organismo.

Não é possível burlar o exame toxicológico, devido ao fato de ser justamente um dos métodos mais seguros para detectar drogas consumidas em um período de 90 à 180 dias, dependendo do tipo de coleta (cabelos ou pelos).

Uma amostra de três centímetros de cabelo consegue detectar drogas consumidas nos últimos três meses (90 dias). Quando essa análise é feita com pelos do corpo ou, até mesmo, raspas da unha, detecta drogas consumidas nos últimos seis meses (180 dias).

Hidrate-se: a água tem a função de auxiliar na limpeza do organismo e eliminar toxinas através da urina, suor e fezes. Tenha uma dieta saudável: opte por alimentos ricos em minerais e vitaminas. Se movimente: atividade física é uma ótima opção para ajudar no processo de eliminação de toxinas.

Não usar drogas é a melhor opção para ter o resultado negativo do exame toxicológico e, ainda, ficar longe da dependência química que causa tantos problemas para a saúde do indivíduo.

PELOS – Já no caso de análises em pelos do corpo (braços, pernas, axilas ou peito), o tempo de detecção de uso de substância psicoativa aumenta para 180 dias, pois em testes com amostras de pelos não se consegue analisar por menos tempo.

A compra do exame toxicológico também pode ser efetuada diretamente pelo televendas 3003-1166 (sem DDD de todo o Brasil).

A queratina, substância presente nos cabelos, pelos e unhas, possibilita correlacionar a presença e o momento em que a droga foi utilizada”, ressaltou. Segundo ele, a tecnologia de ponta permite a total segurança e faz com que o exame toxicológico seja praticamente imune a erros.

Não há nenhum método que comprovadamente faça com que o exame toxicológico seja adulterado. Ele foi escolhido perante a Lei 13.103, por exemplo, justamente porque é um dos mais seguros e consegue detectar drogas consumidas em até 180 dias antes da coleta.

A análise de cabelo determina a presença de vestígios de drogas localizadas no interior de seus fios. O processo analítico detecta drogas e metabólitos que foram absorvidos e permanecem fixos no cabelo meses após o consumo. Tanto o cabelo como o pelo corporal crescem cerca de 1 cm por mês.

Ou seja, quando uma pessoa usa substâncias ilícitas, cerca de seis dias após a ingestão, a droga é absorvida pela queratina dos fios de cabelo, pelos e unhas. Nesse material, ela pode ficar armazenada por até 180 dias após esse uso.

Assim, a regra impacta motoristas de caminhão, ônibus e vans de todo o Brasil. A multa é de R$ 1.467,35. Além disso, quem não estiver com exame toxicológico em dia pode receber 7 pontos no prontuário. Bem como ficar sujeito a ter a CNH suspensa por três meses.

Não é possível tirar a droga do cabelo, tendo em vista que, uma vez utilizada, ela estará presente na queratina (cabelos). Por essa razão, mesmo que a pessoa faça o consumo da droga uma única vez, ainda sim é possível identificar a substância em um período de 90 dias (para cabelos) a 180 dias (para pelos do corpo).

Recomendação para coleta de cabelos
Para a realização do exame toxicológico, o comprimento mínimo do cabelo deve ser de 3 cm para que a análise toxicológica detecte o consumo de substâncias psicoativas dentro de um período médio de 90 dias que antecedem a coleta.

Cada 1 cm DE PELO corresponde à, aproximadamente, 120 dias de janela de detecção, sendo 30 dias (crescimento) + 90 dias (repouso do pelo). * BARBA Cresce aproximadamente 1 cm por mês, portanto, sua janela é a mesma do cabelo. Cada 1 cm DE BARBA corresponde à, aproximadamente, 30 dias de janela de detecção.

A água ajuda a eliminar as substâncias do organismo, mas não faz milagres. Beba no mínimo oito copos diários nas semanas que antecedem o exame toxicológico. Assim, seu corpo terá corpo de se desintoxicar naturalmente. Carregue uma garrafa de água consigo durante o dia e a encha conforme for necessário.

O exame toxicológico de sangue é indicado para a detecção de drogas que foram consumidas há pouco tempo. Essa análise consegue identificar a presença de substâncias lícitas, como o álcool, e ilícitas, como a maconha, utilizadas nas últimas horas.

Os resultados do exame toxicológico de drogas não são afetados pelo uso de álcool.