O que é custo de inspeção?

Perguntado por: aferrari . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

São os custos voltados para atividades de inspeção e/ou de teste de produtos ou serviços adquiridos, necessárias para determinar sua adequação ao uso. Tais atividades podem ser executadas como parte da inspeção de recebimento ou como inspeção realizada no próprio fornecedor.

Para obter um melhor entendimento, é necessário um exame mais abrangente de todos os custos da qualidade. Pode ser dividido em quatro categorias. Eles incluem Prevenção, Avaliação, Falha Interna e Falha Externa.

Custos de Prevenção Os custos de prevenção são aqueles incorridos para evitar que falhas aconteçam. Porém, para prevenir erros, é necessário corrigi-los primeiro. Não se pode prevenir uma doença sem antes conhecer suas causas e saber como agir para que ela não apareça.

Os custos de manutenção são todas as despesas relacionadas a serviços que mantém a organização e o andamento das atividades operacionais de uma empresa como limpeza, compra de ferramentas de conserto, peças de reposição, segurança, reparo de máquinas, mão de obra, etc.

Tipos de custo da qualidade

  • Custo de Prevenção (ou da conformidade)
  • Custo de Avaliação.
  • Custos de Falhas Internas.
  • Custos de Falhas Externas.
  • Custos de Oportunidade.
  • Custos de exceder requerimentos.

O que é inspeção? A inspeção é um processo de vistoria de um espaço, equipamento ou prática, garantindo que todos os procedimentos estejam sendo executados de maneira adequada. Seus objetivos incluem manter o pleno funcionamento do equipamento, aumentar sua vida útil e garantir a segurança dos profissionais envolvidos.

Quais são os tipos de inspeções de segurança?

  1. Inspeções gerais. São aquelas realizadas em toda a empresa, ou seja, que envolvem todos os setores. ...
  2. Inspeções de rotina. As inspeções de rotina são aquelas realizadas frequentemente dentro da empresa. ...
  3. Inspeção oficial. ...
  4. Inspeções periódicas. ...
  5. Inspeções especiais.

Os 7 tipos de inspeção de segurança

  1. Inspeção de Rotina. São aquelas realizadas com maior frequência, diária preferencialmente. ...
  2. Inspeção Periódica. ...
  3. Inspeção Eventual. ...
  4. Inspeção Especial. ...
  5. Inspeção Geral. ...
  6. Inspeção Parcial. ...
  7. Inspeção Oficial.

Quais os tipos de controle de custos? Custos de produção: soma de todos os custos ligados à atividade produtiva, incluindo custos fixos e variáveis. Custos diretos: custos ligados especificamente a uma linha de produção. Custos indiretos: custos que não possuem uma ligação direta com o produto.

Indicadores de qualidade são ferramentas utilizadas para medir e acompanhar o desempenho de uma empresa e estão entre os principais tipos de indicadores de desempenho de processos, os famosos KPIs (Key Performance Indicators).

Os custos das falhas internas representam os custos dos defeitos que são detectados antes que o produto chegue ao cliente. Os custos das falhas externas surgem dos defeitos encontrados após o produto ter sido enviado ao cliente. Falhas internas e falhas externas representam os custos concretos da má qualidade.

Os custos que podem evitar futuras falhas são chamados de custos de prevenção. Alguns exemplos desses custos são: Planejamento da qualidade; Qualificação de processos; Auditorias de qualidade, dentre outros.

Os custos de prevenção e de avaliação (custo da conformidade) incluem custos de planejamento da qualidade, controle da qualidade (CQ) e garantia da qualidade para assegurar a conformidade com os requisitos (ou seja, treinamento, sistemas de CQ, etc.).

Custo Intangível pode ser definido como a parcela de sacrifício financeiro absorvida na formação e/ou manutenção de um fator intangível, citando-se como exemplos de fatores e custos intangíveis, as patentes e os custos de desenvolvimento, marcas registradas e custos de propaganda e registro, moral de RH (Recursos ...

Os custos de manutenção envolvem todos os serviços operacionais necessários para a manutenção de um edifício ou empresa. Gastos com energia e água, material para consertos, limpeza, segurança, trocas de peças danificadas, substituição de equipamentos, compras de EPIs e ferramentas, mão de obra…

Custo da manutenção (R$ por Km) = valor das revisões e manutenções do ano / quilômetro rodado por ano.

Os custos variáveis são os custos que estão relacionados ao volume de vendas ou produção, ou seja, quanto maior é o volume de vendas, maior será o custo e vice-versa. O gestor da empresa é o responsável por saber os custos variáveis para identificar possíveis otimizações que incrementarão a margem de contribuição.