O que é curso híbrido é semipresencial?

Perguntado por: lteles . Última atualização: 3 de junho de 2023
4.8 / 5 3 votos

Portanto, nos cursos de modalidade semipresencial, as aulas e atividades não são 100% presenciais, nem totalmente a distância, mas sim intermediária, que usufrui dos dois modelos. Já o ensino híbrido permite que o aluno estude sozinho online ou em sala de aula interagindo com os colegas e com o professor.

Além disso, há também o ensino híbrido, que combina elementos do ensino presencial e do ensino a distância. Nessa modalidade de ensino, os alunos têm encontros presenciais em algumas ocasiões e utilizam plataformas online para acessar conteúdo e realizar atividades em outras.

O semipresencial é a modalidade de ensino que tem atividades presenciais e a distância. Já o EAD é o modelo em que todas as aulas acontecem de forma virtual, ou seja, os alunos não precisam comparecer ao campus regularmente.

Prevista na Portaria do MEC nº 865, de 8 de novembro de 2022, a rede tem a finalidade de “promover a implementação de estratégias de educação híbrida por todos os entes federativos do país, bem como de contribuir para a implementação do Novo Ensino Médio de forma equitativa e efetiva”.

Além de ter contribuído para minimizar os impactos do fechamento das instituições de educação, o ensino híbrido pode contribuir com a autonomia dos estudantes, personalização no processo de aprendizagem e aumento das possibilidades com ferramentas inovadoras.

O ensino híbrido é uma estratégia de aprendizagem que combina recursos digitais com o ensino presencial. Enquanto os alunos se reúnem com colegas e professores em sala de aula, o aprendizado é enriquecido com atividades online e conteúdo digital, como tarefas gamificadas, videoaulas e avaliações virtuais.

Ensino Híbrido é uma abordagem que considera que o aluno aprende, pelo menos em parte, por meio do ambiente online, dentro ou fora do espaço escolar, com algum elemento de controle ao longo do tempo, local, percurso e / ou ritmo, e em parte por meio do encontro face a face com o professor, no espaço físico da escola.

Basicamente, os alunos podem ter experiências presenciais, com atividades realizadas no campus da instituição, ao mesmo tempo em que também têm conteúdos e tarefas realizados a distância. Essa modalidade é uma ótima oportunidade de ter uma vivência universitária diferenciada e potencializada.

O que é o trabalho híbrido? O trabalho híbrido é uma combinação de trabalho remoto e trabalho presencial, permitindo que os funcionários trabalhem tanto de casa quanto na empresa.

Três pilares são utilizados para garantir a efetividade do ensino híbrido. São eles: engajar estudantes, aprimorar lições e melhoria contínua.

O trabalho híbrido é um modelo que oferece aos funcionários a flexibilidade para trabalhar em qualquer lugar. Esses funcionários podem trabalhar em casa, no escritório ou em qualquer outro lugar do mundo.

Flexibilidade de horários
Ao contrário dos cursos presenciais, na modalidade semipresencial cada aluno estabelece seu ritmo de estudos. A possibilidade de estudar a qualquer momento e em qualquer lugar faz com que o estudante seja responsável pelos seus horários, e torna-se mais fácil se dedicar à outros afazeres.

No EAD elas são gravadas e ficam à disposição dos alunos. No presencial, as aulas têm local e horário marcado, enquanto no semipresencial existem as duas opções. Quanto às avaliações, no presencial, tanto as provas quanto os trabalhos são sempre na instituição e seguem o horário previamente determinado.

Onde fazer faculdade semipresencial ou a distância
Confira algumas instituições reconhecidas pelo MEC que oferecem graduações na modalidade semipresencial ou EAD: Centro Universitário UNIBTA. Cruzeiro do Sul Virtual (a distância) Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

O ensino híbrido, ou ensino combinado, é um modelo de educação que propõe que a aprendizagem deve acontecer tanto no espaço físico da sala de aula quanto em plataformas digitais de ensino.

O ensino híbrido acontece quando se mescla períodos on-line com períodos presenciais na educação.

Portanto, gravar uma aula na escola, com parte da turma assistindo na escola e parte assistindo em casa, não pode ser considerado ensino híbrido. “Ao contrário, isso, que é o que muitas escolas estão pensando em fazer neste momento de retomada parcial do presencial, é radicalizar a aula expositiva.

Desinteresse: Algumas pessoas podem não se adaptar ao ensino híbrido, seja por ter dificuldades com a internet ou porque preferem o ensino totalmente presencial. A grande questão é quando isso diminui o rendimento e a aprendizagem.