O que é curso facultativo?

Perguntado por: ahilario . Última atualização: 12 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Facultativo é a qualidade daquilo que não é obrigatório. Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.

II - Optativas: têm por finalidade complementar a formação na área de conhecimento do cur- so, escolhidas dentre as relacionadas para o curso. III - Facultativas: são as disciplinas que não fazem parte da Matriz Curricular do curso.

Um curso técnico não exige diploma de conclusão do ensino médio e dura até 3 anos, enquanto uma graduação só aceita aluno que concluíram a educação básica e a sua duração pode chegar até 6 anos. Mas essas não são as únicas diferenças.

O segurado facultativo pode ser qualquer pessoa com mais de 16 anos, que não exerce atividade remunerada, ou possua alguma forma de renda, e escolhe contribuir com o INSS para ter direito a benefícios previdenciários.

O Facultativo é aquele que não exerce nenhuma atividade remunerada, mas mesmo assim deseja ter a proteção da previdência social. Este contribuinte não precisa recolher o INSS, mas pode recolher para preservar os direitos previdenciários como aposentadorias, auxílio-doença e pensões. Não é obrigado a pagar o INSS.

Ser contribuinte facultativo é uma das opções que você tem para recolher o INSS e garantir seus direitos previdenciários. Essa categoria é voltada especialmente a pessoas que não trabalham atualmente e não possuem renda própria, mas querem ser segurados da Previdência Social.

Não existe número máximo de disciplinas, mas existe número máximo de créditos. O aluno pode fazer no máximo 34 créditos em um período. Um crédito é igual a 17 horas.

"Art. 27 Os estudantes poderão optar por uma reprovação optativa caso pretendam refazer o ano escolar de 2020 em 2021.

O termo universitário é relacionado à universidade, portanto, se for levado ao pé da letra, quem estuda em faculdade, centro universitário ou instituto deve recorrer a outras palavras como estudante de graduação, graduando, formando ou discente.

Do ponto de vista financeiro, fazer um curso superior traz mais chances de se dar bem no mercado de trabalho e conseguir os melhores salários. E boas notícias: segundo dados do IBGE, a renda de quem terminou o Ensino Superior é quase 3 vezes maior, em comparação com quem tem apenas o nível médio.

O valor da contribuição do contribuinte facultativo pode ser de 5%, 11% ou 20%. Isto vai depender da possibilidade de seu enquadramento como Facultativo Baixa Renda, bem como da sua opção pelo plano simplificado ou pelo plano normal de filiação.

Se aposentar com 5 anos de contribuição ainda é possível em casos extremamente raros. Mas, como te expliquei ao longo do conteúdo, já vi casos em que essa regra poupou anos de contribuição de uma cliente.

Assim, a opção por um desses códigos depende do plano pelo qual você pode ou deve contribuir: O código 1406 é para o plano normal, com alíquota de 20%; O código 1473 é para o plano simplificado, com alíquota de 11%; e. O código 1929 é para o Facultativo Baixa Renda, com alíquota de 5%.

O segurado facultativo do INSS é uma modalidade de segurado que goza de proteção da Previdência Social e tem acesso aos benefícios concedidos, tais como: aposentadoria, pensão por morte aos dependentes, auxílio-doença, dentre outros.

Basicamente, a diferença entre o contribuinte facultativo e o contribuinte individual do INSS é que o facultativo não exerce atividade remunerada. Ou seja, um estudante ou uma dona de casa podem contribuir para a Previdência Social, mesmo sem terem um trabalho remunerado.

Primeiramente, o segurado facultativo é aquele que não exerce atividade remunerada. Dessa forma, a inscrição do segurado facultativo se dá por meio de ato próprio, no cadastramento junto ao INSS – Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Como pagar o INSS autônomo 2022? Para pagar o INSS autônomo 2022, o trabalhador deve emitir o Guia da Previdência Social (GPS) no site da Previdência Social, escolher sua categoria e pagar o valor mensalmente. Apesar de já não ser mais tão comum, também é possível comprar o carnê em papelarias credenciadas.

No geral, o valor da aposentadoria por idade corresponde a 70% do salário de benefício, somado a 1% para cada ano completo de trabalho, limitando-se ao percentual de 100% do salário de benefício.

Comprovação de, pelo menos, 15 anos de contribuições ao INSS (Instituto Nacional da Seguridade Social) para mulheres, e de 20 anos para homens. Idade mínima de 65 anos para os homens, e de 62 anos para as mulheres.