O que é curso extracurricular exemplo?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 11 votos

Um curso extracurricular é basicamente um curso de formação curta que é focado em ensinar a um grupo de pessoas um assunto que não faz parte da base curricular de seus cursos de graduação. Eles complementam a formação e ajudam a estar mais preparado para várias formações.

Atividades extracurriculares que fazem seu currículo brilhar

  1. Atividades esportivas. ...
  2. Atividades culturais (música, dança e teatro) ...
  3. Idiomas. ...
  4. Intercâmbio. ...
  5. Trabalho voluntário. ...
  6. Trabalho de meio período. ...
  7. Projetos de empreendedorismo.

O que é uma atividade extracurricular? As atividades extracurriculares são extensões do currículo escolar, através de práticas que envolvem esportes, atividades culturais e vivências que estimulem outras habilidades além das disciplinas obrigatórias.

Uma excelente maneira de se destacar nas extracurriculares é colocar as suas habilidades em prática. Você pode fazer isso indo atrás de projetos de extensão em universidades ou projetos extra oferecidos pela sua escola. Outra opção é ir atrás de organizações independentes da sua cidade ou do seu bairro.

Para comprovar a carga horária extracurricular, o estudante deve apresentar os certificados de participação nos eventos, cursos e demais ações, além do relatório de atividades complementares.

Robótica, teatro e música são apenas alguns dos exemplos de atividades extracurriculares presentes em escolas atualmente. Elas são “aulas extras”, que saem do currículo tradicional para oferecer aos estudantes uma formação ainda mais completa e humanizada.

Podemos dividir a palavra "extracurricular" para entender melhor o seu significado: "extra" significa "fora" e "curricular" se refere a todo o trabalho que você faz na sala de aula.

Elas podem incluir algum projeto pessoal relevante, hobbies , trabalhos de voluntariado, atividades esportivas ou artísticas, experiências multiculturas ou fora do país, empreendimentos ou cursos de idiomas.

Para componentes curriculares extras só poderá ser computado também 120 horas e o restante, obrigatoriamente, deve ser complementado com atividades extras, como seminários, palestras, congressos, dentre outros.

A Resolução do MEC especifica apenas que as horas complementares não devem ultrapassar 20% da carga-horária total do curso.

A grade curricular de uma graduação é o conjunto de disciplinas que o estudante terá que estudar desde o primeiro até o último semestre de conclusão do curso, que indicará ainda o número de horas a serem cumpridas ao longo da sua formação.

O estágio curricular é componente obrigatório do projeto pedagógico do curso. O estágio extracurricular é um ato educativo e agente integrador acadêmico profissional, desenvolvido em ambiente de trabalho, visando a preparação para a profissionalização dos discentes.

Explorar áreas do conhecimento, além do conteúdo curricular, desperta a curiosidade intelectual em assuntos específicos, como ciências, música, teatro, robótica, entre outros. Isso incentiva os estudantes a expandirem seus horizontes e a desenvolverem o interesse pelo aprendizado.

As atividades extracurriculares são essenciais para a formação do aluno de graduação e pós-graduação. Elas oferecem experiência, melhoram a capacidade de atuar em diversos cenários da prática e no desenvolvimento das habilidades interpessoais.

A formação social dos estudantes pode (e deve) passar também por outros ambientes que contribuam para seu desenvolvimento. Isso se dá através de atividades extracurriculares que, além de serem um estímulo para a descoberta de talentos e habilidades, contribuem para melhorar o desempenho do rendimento em sala de aula.

A complementação pedagógica é um processo educacional ou um curso adicional que tem como objetivo complementar a formação de profissionais da área de educação que já possuem uma formação em nível superior, mas desejam adquirir conhecimentos específicos na área pedagógica.

O segredo para incluir suas qualificações no currículo é ler sobre as responsabilidades da vaga, refletir sobre suas próprias competências, e listar aquilo que você tem em comum com os requerimentos da posição.

Como fazer atividades complementares?

  1. monitorias na faculdade;
  2. iniciação científica;
  3. programas de extensão;
  4. workshops na sua área;
  5. cursos livres na internet;
  6. cursos de idiomas;
  7. intercâmbio;
  8. estágios.