O que é cultura para a filosofia?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Para a Filosofia, a cultura é o conjunto de manifestações humanas moldadas a partir de uma combinação entre a interpretação pessoal da realidade e exigências globais. Elas diferem do comportamento natural do homem e podem ser transformadas a partir de percepções de valor íntimo, argumentação e aperfeiçoamento.

Resposta. Cultura significa todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo ser humano não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade da qual é membro.

Para os antropólogos, a cultura é um todo complexo que envolve não apenas a arte e nossos conhecimentos, mas também nossos costumes morais e leis. Nesse sentido, esse todo completo também inclui nossos hábitos enquanto grupo humano.

Cultura são todas as expressões artísticas de qualquer grupo social. O gosto por determinado tipo de arte e música, as tradições, crenças e costumes são passadas aos grupos por meio da escola, do convívio social ou pela família. A cultura é aprendida ao longo dos anos e transmitida de geração em geração.

“Num ser racional, cultura é a capacidade de escolher seus fins em geral e, portanto, de ser livre. Por isso, só a cultura pode ser o fim último que a natureza tem condições de apresentar ao gênero humano.” (Crítica do Juízo, 83)[1].

As investigações filosóficas sobre a cultura estabelecem reflexões que contribuem para um entendimento mais aprofundado desse aglomerado de sentidos humanos. A filosofia em diálogo com a cultura, estabelece, em sua compreensão, a delimitação do conceito de cultura constituindo um modo específico de pensar a cultura.

Nietzsche entende por cultura autêntica ou verdadeira aquela que permite ao homem aceder ao seu próprio ser (ou devir) e ao ser (ou devir) da natureza e construir assim uma vida em que a felicidade seja possível.

A filosofia como concepção de mundo, coloca o trabalho filosófico como luta cultural que, sem dogmatismos, mas com rigor e criatividade transforma a mentalidade popular.

Jean-Jacques Rousseau (1712-1778): cultura seria definida como bondade natural, solidariedade espontânea. A essa ideia positiva de cultura, Rousseau opunha a ideia negativa de civilização.

Aos olhos da sociologia cultura é tudo aquilo que vêm da criação humana, como por exemplo, ideias, costumes, leis, crenças e até as vestimentas.

Segundo o dicionário Aurélio, uma das definições de arte é “expressão de um ideal de beleza nas obras humanas: obra de arte”. Já cultura, de acordo com a mesma fonte, pode ser definida como o “conjunto das estruturas sociais, religiosas, intelectuais, artísticas (etc.) que caracteriza uma sociedade”.

O termo cultura pode ser definido como uma série de costumes realizados por um povo que pertencem há um mesmo local ou possuem os mesmo ancestrais, de modo que esses costumes podem ser comportamentos, vocabulários, gestos, atividades de lazer, tipos de trabalhos, idioma e valores morais.

cultura é tudo aquilo que certo grupo de pessoas agrupam através do tempo,ou seja, costumes, modos de falar, tradições, consumes, lendas, etc.

Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.