O que é cultura de uma comunidade?

Perguntado por: oourique . Última atualização: 19 de maio de 2023
4 / 5 19 votos

Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo. Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.

De forma geral, a cultura é o conjunto de características e conhecimentos de um determinado grupo de pessoas, abrangendo a língua, religião, culinária, hábitos sociais, música e artes.

Cultura popular, cultura erudita e cultura de massa: qual a diferença? Grande parte das pessoas podem sentir dúvidas em relação a esses três diferentes tipos de cultura, ou até mesmo não saberem de sua existência, por isso, é importante esclarecer: A cultura popular, assim como o nome já diz, vem do povo.

A cultura é compreendida como os comportamentos, tradições e conhecimentos de um determinado grupo social, incluindo a língua, as comidas típicas, as religiões, música local, artes, vestimenta, entre inúmeros outros aspectos.

Ela representa o conjunto de saberes, tradições, técnicas, hábitos, comportamentos, costumes e modos de fazer de um determinado grupo. Considerada um patrimônio cultural transmitido entre gerações, temos como exemplos as lendas folclóricas, as feiras populares, os rituais, as danças, a culinária, etc.

Cultura e vida social
A cultura é o que define cada indivíduo, cria sua identidade e norteia sua vida. Através de expressões culturais, a cultura de cada povo é disseminada, aproximando pessoas em todo o mundo.

A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.

A Cultura Popular Brasileira
Assim, a cultura popular inclui o folclore, o artesanato, as músicas, as danças, as festas, dentre outros. Destacam-se literatura, música, teatro, dança, culinária, religião, etc.

Podemos considerar como elementos da cultura o idioma, a religiosidade, as festas populares, as artes, a culinária, a maneira de se vestir, entre outras coisas. Como o termo cultura tem vários significados diferentes, podemos atribuir a ele várias formas de se pensar a organização intelectual humana.

A cultura popular, composta pelo conjunto de costumes, crenças e valores de um povo, é fundamental para a construção e transmissão de sua história. [6]Desse modo, o folclore, a culinária e a religião carregam importantes traços do miscigenado povo brasileiro.

A Cultura Brasileira é o resultado da miscigenação de diversos grupos étnicos que participaram da formação da população brasileira. A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país.

O cristianismo constitui a maior influência para a formação de nosso povo, principalmente pela vertente católica, que compõe o maior grupo religioso brasileiro. Também sofremos influências morais de outros povos que vieram para o Brasil por meio dos fluxos migratórios, como os africanos.

A cultura é parte do que somos, nela está o que regula nossa convivência e nossa comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia se ocupa em entender os aspectos aprendidos que o ser humano, em contato social, adquire ao longo de sua convivência.

Mas não desapareceram. Hoje em dia, estima-se que existam ao menos 255 culturas indígenas no território brasileiro, com modos de se alimentar, crenças, rituais, vestimentas e técnicas específicas, e que somam segundo o Censo IBGE 897 mil pessoas.

São elas:

  • cultura do poder;
  • cultura de papéis;
  • cultura de tarefas;
  • cultura de pessoas.

Sete manifestações culturais brasileiras: música, folguedos e danças populares. A diversidade e a riqueza da cultura popular brasileira são notórias nos quatro cantos do país. Manifestações ligadas à música, à dança e à religião são símbolo de resistência, da identidade e da história de diversos territórios e povos.

Para identificar a cultura presente em outros lugares, basta nós compararmos o que existe no nosso ambiente e meio social e então perceber tudo aquilo que é de diferente e que veio de outras regiões.

Resumo. As práticas culturais são consideradas verdadeiras interações sociais, que promovem a ação entre os grupos e fortalecem laços entre os participantes. Sabe-se que o contexto escolar favorece e muito a compreensão de opiniões e pensamentos e facilita aceitar o que é diferente.

A Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. Ou seja, a que ele compartilha com outros membros do grupo, seja tradições, crenças, preferências, dentre outros.

Os benefícios diretos de aquisição cultural refletem na nossa saúde, bem-estar, autoestima, desenvolvimento de habilidades, capital social e retorno econômico. Além disso, eles também se refletem em nossa história, em nosso patrimônio e na forma como expressamos nossas ideias e criatividade.