O que é cultura de massas Cite um exemplo na sociedade brasileira?

Perguntado por: unovaes . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

Filmes, novelas, músicas, séries e estampas comerciais são exemplos desse tipo de cultura. A indústria de bens de consumo aliou-se à indústria cultural para propagar os seus ideais.

Eles são utilizados na padronização de produtos, notícias, serviços, etc. Em suma, a cultura de massas é um produto padronizado e pré-definido para o consumo imediato. Muitas vezes, é considerado como algo trivial, tal qual ouvir uma música ou assistir um programa de televisão.

Na sociedade em massa podemos citar exemplos, como a popularização de redes sociais onde, milhões de pessoas interagem online. A influência da mídia de massa na opinião pública e o consumo em massa de produtos culturais, como filmes e músicas populares.

A cultura de massa está estreitamente ligada ao consumo.
Filmes, novelas, músicas, séries e estampas comerciais são exemplos desse tipo de cultura. A indústria de bens de consumo aliou-se à indústria cultural para propagar os seus ideais.

São exemplos de produtos da indústria cultural filmes, programas de TV, telenovelas, campeonatos esportivos, shows musicais, programas de rádio, livros, discos etc.

A cultura de massa ou cultura pop, também conhecida como cultura popular ou cultura de consumo, é um tema de grande interesse para a sociologia. Essa cultura é caracterizada pela produção em massa de bens culturais, como filmes, música, programas de TV, entre outros, que são consumidos em larga escala pela sociedade.

Além de estimular o mercado e desenvolver a economia capitalista, a cultura de massa promove a democratização do consumo, ou melhor, dela surge a cultura do consumo.

Resposta verificada por especialistas
Cultura de Massa é a definição da cultura criada intencionalmente com fins de lucro financeiro, principalmente por parte de empresas, ou mesmo empresários. A principal característica da Cultura de Massa é reprodução em larga escala.

A Cultura de Massa surge com a ascensão do capitalismo moderno. Assim como a produção de bens de consumo começou a se dar em larga escala, a cultural também passou por este mesmo processo. Diversos pensadores analisaram as implicações deste fenômeno na sociedade.

Quais as consequências da Cultura de Massa? Uma das consequências da cultura de massa é a homogeneização cultural, que considera estranha qualquer manifestação cultural que não incentive o consumo exacerbado de bens e serviços.

Cultura de massa (também chamada de cultura pop) refere-se ao conjunto de ideologias, perspectivas, atitudes, imagens e outros elementos que são adotados por um consenso informal, tendo como referência uma dada visão de mundo, especialmente a ocidental, a partir da segunda metade do século XX.

Um dos exemplos mais comuns de sociedade são as abelhas. Outros animais que podemos destacar são as formigas, cupins e até mesmo o homem.

As sociedades são compostas por grupos de pessoas com maior organização, geralmente esses grupos encerram em si as comunidades; e há nelas uma organização social feita por instituições, como o governo, a família, a escola e, quando há a quebra da ordem social, a polícia.

Como funciona a Cultura de Massa
A lógica capitalista preza pelo consumo e por isso não vê distinção de individualidades ou gostos estéticos. A ideia principal é a reprodução do consumo dos mesmos produtos para a maior parte da população, funcionando como uma ideologia.

Cultura popular é feito pelas massas; cultura de massa é feita por outros para a massa.