O que é cuidar e educar?

Perguntado por: esiqueira2 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 12 votos

O cuidar e educar consiste em compreender que o espaço e o tempo em que a criança vive exige seu esforço particular e a mediação dos adultos como forma de proporcionar ambientes que estimulem a curiosidade com consciência e responsabilidade.

Cuidar e educar
A BNCC valida e reforça esse conceito de que as ações de cuidado estão plenamente integradas com as ações de conhecer e explorar o mundo, criando campo propício para a sistematização dos conhecimentos, que acontece na etapa posterior do Ensino Fundamental.

O Cuidar na educação infantil não é somente garantir a saúde e o bem estar físico das crianças, e sim o seu desenvolvimento como um todo. Essa cooperação de muitas áreas são as responsáveis pelo crescimento emocional e social que os alunos irão passar durante o seu tempo na instituição escolar.

verbo transitivo
1. Dar educação a. 2. Criar e adestrar (animais).

Significado de Cuida
substantivo deverbal Ação de cuidar, de tratar com cuidado, com atenção, de se preocupar ou de se responsabilizar por: cuida de mim; cuida bem dela; Deus cuida dos pecadores.

A importância da Educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum.

O binômio Educar e Cuidar na educação infantil é, geralmente, compreendido como um processo único, em que as duas ações estão profundamente imbricadas. Mas, muitas vezes, a conjunção sugere a ideia de duas dimensões independentes: uma que se refere ao corpo e outra aos processos cognitivos.

Além de referência cognitiva, a escola se torna referência social e afetiva, funciona como um porto de segurança para as questões socioemocionais dos alunos. A modificação da família trouxe para a escola a função de também proteger e cuidar amorosamente das crianças e jovens enquanto crescem.

Quais são os eixos da Educação Infantil?

  • Conviver. Conviver com outras crianças e adultos, em pequenos e grandes grupos, utilizando diferentes linguagens, ampliando o conhecimento de si e do outro, o respeito em relação à cultura e às diferenças entre as pessoas.
  • Brincar. ...
  • Participar. ...
  • Explorar. ...
  • Expressar. ...
  • Conhecer-se.

Vamos utilizar o código EF01CI02: o primeiro par de letras: EF, corresponde a etapa do Ensino Fundamental; o primeiro par de números: 01 indica o ano (01 a 09) a que se refere a habilidade ou, no caso de Língua Portuguesa, Arte e Educação Física, o bloco de anos, como segue: Língua Portuguesa/Arte.

É na Educação Infantil que as crianças conhecem o alfabeto, vogais e consoantes, e podem aprender até mesmo montar pequenas sílabas. Aqui elas também desenvolvem interesse por leitura com as histórias que são lidas durante as atividades, além de treinarem a escrita com as atividades do alfabeto.

A educação infantil, se baseia em três pilares importantes: o cuidar, o educar e o brincar e já vou adiantar que esse texto, pode pra algumas pessoas ser meio polêmico.

A indissociabilidade entre a relação cuidar/educar significa propor uma ação pedagógica integrada ao desenvolvimento da criança baseada em concepções que respeitem a diversidade, o momento e a realidade específica da infância.

EXERCÍCIOS 1Cuidar e educar são processos indissociáveis na educação da criança. Quais das ações a seguir estão relacionadas, respectivamente, ao cuidar e educar? d) Cuidados com a higiene da criança, brincadeiras e jogos.

O que é educar pelo exemplo? Primeiro, o ensino por meio do exemplo é um modo que pode ser visto em todos os níveis de educação da criança e espaços que a criança convive, dado que faz parte de uma vivência entre os filhos com os pais e outros pares.

Aprendemos observando exemplos. Educar pelo exemplo causa um impacto direto nas relações com nossos familiares, alunos, colegas de trabalho e outras pessoas de forma geral. Afinal, “as palavras movem, os exemplos arrastam”. Bons exemplos são os principais “marketings” de uma pessoa.

Afinal, quando falamos em educação para a vida, falamos em uma jornada de conhecimento contínuo, na qual o indivíduo aprende, experimenta, empreende e se legitima ao compreender a si mesmo e o outro.

Quando entendemos que o autocuidado é capaz de melhorar a nossa autoestima e nosso poder de tomada de decisões, entendemos também que se trata de uma forma de praticar o amor próprio, pois – diferente do que muitos pensam – cuidar de si não é uma forma de egoísmo, e sim uma forma de se fortalecer e aumentar a nossa ...

Cuidado significa atenção, precaução, cautela, dedicação, carinho, responsabilidade. O ato de cuidar é servir, oferecer ao outro seu talento! Cuidar é perceber o outro como ele é, com suas limitações, dores e amores.