O que é cuidar do meio ambiente?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 10 votos

Ou seja, cuidar do meio ambiente é permitir que todos os organismos continuem vivendo, o que não é só um gesto correto com o planeta e todos os seres que nele habitam, como também uma condição necessária à própria existência da humanidade.

Conheça 5 atitudes simples para preservar o meio ambiente

  1. Economize energia. ...
  2. Economize papel. ...
  3. Tenha um dia vegetariano. ...
  4. Desligue a torneira. ...
  5. Reduza o consumo de plástico.

O Ministério do Meio Ambiente é o órgão central da estrutura. Abaixo dele está o IBAMA – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis. Este é o responsável pela execução das principais políticas e diretrizes a respeito do meio ambiente.

5 pequenos hábitos para ajudar o meio ambiente

  1. Separe o lixo para a reciclagem. ...
  2. Reduza o consumo de água para ajudar o meio ambiente. ...
  3. Adote uma alimentação mais saudável. ...
  4. Evite o uso de itens descartáveis. ...
  5. Prefira fontes de energia renováveis para ajudar o meio ambiente.

Os 5 tipos de meio ambiente

  • Natural;
  • Artificial;
  • Cultural;
  • Do trabalho;
  • Patrimônio Genético.

Poluição do ar, desmatamento, extinção de espécies, degradação do solo e superpopulação representam grandes ameaças, que devem ser resolvidas para que o planeta continue sendo um lar para todas as espécies.

As principais atividades causadoras dos impactos ambientais no planeta são a mineração, a agricultura, a exploração florestal, a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

A denominada Lei da Política Nacional do Meio Ambiente, em seu art. 3º, I, conceituou meio ambiente como “o conjunto de condições, leis, influências e interações de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas”.

Além de ser importante para a alimentação e segurança hídrica, ela fornece recursos medicinais (animais, plantas e fungos) e princípios ativos para fabricação de fármacos e cosméticos, entre outros produtos, e regula a qualidade do ar que respiramos.

Há milhares de anos o homem vem degradando a natureza, passo a passo, através de agressões como: as queimadas, as derrubadas de florestas, o desenvolvimento industrial que se tornou o principal responsável pela degradação da natureza e do meio ambiente.

O Autocuidado aumenta o nosso bem-estar e, dessa forma, aumenta também os nossos sentimentos de felicidade, confiança e envolvimento com o mundo e com os outros. Ajuda-nos a ultrapassar adversidades e momentos difíceis. Torna-nos mais resilientes e menos vulneráveis.

Na conclusão, evite o senso comum e o uso de chavões como, por exemplo, "a sociedade precisa se engajar na proteção da natureza”, “a reciclagem do lixo é importante para conseguir a sustentabilidade ambiental”, “é preciso garantir o acesso à água potável” ou “todo dia é dia de proteger a floresta”.

– Reciclagem; – Uso racional de água e da energia; – Utilização de produtos biodegradáveis e ecológicos; – Entre outras.

ISSO PORQUE O MUNDO ESTÁ CADA VEZ MAIS MODIFICADO PELA AÇÃO HUMANA. AS PAISAGENS NATURAIS SÃO RARAS E CONSTANTEMENTE DÃO ESPAÇO ÀS PAISAGENS ARTIFICIAIS. OS ANIMAIS, PLANTAS, RIOS, SERES HUMANOS SÃO PREJUDICADOS COM A FALTA DE AMBIENTES NATURAIS. DEVEMOS PRESERVAR OS AMBIENTES NATURAIS!

O meio ambiente é composto pela biosfera, hidrosfera, atmosfera e litosfera. É dele que retiramos os elementos essenciais para a nossa sobrevivência, como água, ar, alimentos e matérias-primas, um dos motivos pelos quais a sua conservação se faz tão importante.

Água: elemento mais importante para a vida.