O que é cuidado afetivo?

Perguntado por: bzagalo . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 8 votos

Os cuidados afetivos são aqueles relacionados ao nosso mundo emocional. Trata-se das atenções e assistências aos nossos sentimentos, pensamentos e comportamentos. Esses cuidados exigem disposição por parte de quem os oferece.

Ter responsabilidade afetiva é assumir o próprio papel dentro de uma relação. Não se trata de corresponder às expectativas do outro por completo, o que é uma situação impossível, e sim de cumprir sua função com integridade, respeito e sem abrir mão da autenticidade.

Importante ressaltar que a responsabilidade afetiva tem sua origem na Constituição Federal de 1988, artigo 227, quando atribui à família o dever de educar, bem como o dever de convivência e o respeito à dignidade dos filhos, devendo esta, sempre priorizar pelo desenvolvimento saudável do menor.

Relações afetivas são construídas na vivência particular de cada relação, ao passo que damos aberturas para os nossos sentidos se conectarem com os pequenos. E é preciso ter mesmo um olhar individual, pois cada criança é única, com suas necessidades e especificidades.

Bem, relacionamento afetivo é a união de duas pessoas que, por diversas razões, querem seguir uma vida juntas. Nesse sentido, cada um traz uma história, experiências passadas, opiniões, costumes e sentimentos.

Afeto é a disposição de alguém por alguma coisa, seja positiva ou negativa. É a partir do afeto construído que se demonstram emoções ou sentimentos. Pode se ter afeto por algo, uma pessoa, um objeto, uma ideia, ou um lugar. Afeto é também o objeto da afeição, como em "meus afetos são meu cachorro e minha família".

O afeto desenvolve adultos seguros e confiantes. A afetividade é um estado psicológico do ser humano que pode ou não ser modificado a partir das situações. Segundo Piaget, tal estado psicológico é de grande influência no comportamento e no aprendizado das pessoas juntamente com o desenvolvimento cognitivo.

Aspecto afetivo-emocional – é o modo particular de o indivíduo integrar as suas experiências. A sexualidade faz parte desse aspecto. Ex.: A vergonha que sentimos em algumas situações. Aspecto social – é a maneira como o indivíduo reage diante das situações que envolvem outras pessoas.

Continue lendo o texto e descubra quais são as atitudes que você deve tomar para ter responsabilidade afetiva na prática!

  1. Ser sincero. ...
  2. Alinhar expectativas. ...
  3. Ter empatia. ...
  4. Deixar claras as suas intenções. ...
  5. Não entrar em mais relações do que consegue lidar. ...
  6. Autoconhecimento.

O QUE É A RESPONSABILIDADE AFETIVA? A responsabilidade afetiva é, de acordo com a psicologia, o ato que uma pessoa tem de se responsabilizar pelo afeto e pelas expectativas que as demais pessoas criam a seu respeito, sejam elas de amor, de amizade, de coleguismo etc.

Cuidar significa tomar conta, seja de si mesmo ou de outra pessoa. Quando formamos um casal e assumimos uma relação, estamos nos comprometendo, entre outras coisas, a cuidar um do outro.

Como reconhecer a falta de responsabilidade afetiva
Onde não houver empatia e respeito é o lugar que se reconhece a falta de responsabilidade afetiva. “Ainda, se alguém te diminui dentro de uma relação apenas para se sentir melhor, este também é um lugar de falta de responsabilidade afetiva”, acrescenta a psicóloga.

Como indica Sandra, a responsabilidade afetiva seria um dos aspectos da responsabilidade emocional, já que esta é mais ampla. Responsabilidade emocional tem a ver com respeito, empatia e ter consciência de como seus comportamentos afetam o desenvolvimento de quem está próximo de você.

O abandono afetivo pode ser caracterizado de diversas formas e manifestado a partir da ausência de afeto aos filhos, omissão, discriminação, falta de apoio emocional, psicológico, social, e que possam gerar problemas psicológicos às vítimas.

Significado de Afetivo Por Dicionário inFormal (SP) em 04-07-2009. Relativo a afeto, que tem ou em que há afeto; afetuoso. afeto: afeição, amizade, amor. Ele é muito afetivo com os amigos dele.

Veja, a seguir, outras dicas para melhorar os vínculos afetivos entre pais e filhos de forma eficiente!

  1. Gestos de carinho. ...
  2. Diálogo. ...
  3. Acompanhamento das atividades. ...
  4. Momentos juntos. ...
  5. Leitura antes de dormir. ...
  6. Compartilhamento de histórias. ...
  7. Aprendizados novos.

Por isso, confira a seguir algumas sugestões para fortalecer os laços de afeto entre adultos e crianças:

  1. Shantala. ...
  2. Leitura compartilhada. ...
  3. Tarefas domésticas. ...
  4. Brincadeiras em família. ...
  5. Sessão de cinema. ...
  6. Cozinhar em família. ...
  7. Ouvir música em família. ...
  8. Jogos em família.

Os 7 afetos fundamentais

  • Necessidade de buscar.
  • Necessidade de fuga.
  • Necessidade de luta.
  • Necessidade de sexualidade.
  • Necessidade de amor.
  • Necessidade de cuidar.
  • Necessidade de dominar.

Ela possui 5 tipos básicos que podem ser compreendidos como vivencias afetivas: Humor, Emoções, Sentimentos, Afetos e Paixões. , vamos juntos conhecer cada uma delas e compreender como elas podem ser ferramentas poderosas para o nosso desenvolvimento.

Afeição é o ato de nutrir uma relação de carinho e proteção com alguém querido. Por conta da história íntima e positiva que construímos com uma pessoa, tendemos a ser mais amorosos com tal indivíduo. Isso vem por meio de palavras, gestos e principalmente emoções que exprimem um sentimento de amor.