O que é cuia indígena?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 9 votos

As cuias são utensílios importantes no dia-a-dia dos povos indígenas: seja para carregar ou armazenar alimentos ou até mesmo fazendo as vezes da colher ou copo, ela é um objeto leve e de diversos formatos e tamanhos.

Nas feiras nortistas e nordestinas, a cuia é medida para pesar, comprar e vender itens como farinha, tapioca e outros. No Sul e no Centro-Oeste, o fruto do porongo é objeto de cuidados especiais e grande atração nas rodas de chimarrão e de tereré (bebidas feitas com erva-mate).

Entre os indígenas brasileiros as “cabaças” constituem-se nos mais difundidos recipientes para a água. Esta matéria-prima é empregada na confecção de utensílios domésticos, como vasilhas para ingestão de bebidas, conchas e recipientes para uso diversificado.

Tipos de cuia existentes

  • Cuia gaúcha. A cuia gaúcha, também conhecida por algumas pessoas como “cuia do rio grande”, é o tipo de cuia de chimarrão mais conhecida no Brasil, por ser associada com o povo gaúcho. ...
  • Cuia coquinho. ...
  • Cuia argentina. ...
  • Cuias de inox e cerâmica.

A cuia – também chamada de cabaça, coité, cuietê ou cuité – é o fruto da Cuieira, um tipo de árvore muito comum nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Seu fruto maduro, depois de esvaziado o miolo, é usado para fazer a cuia, que pode também ser lavrada e ornada em ouro, prata e outros metais, posteriormente.

Por volta do século XVI, os colonizadores espanhóis entraram em contato com os índios Guaranis no atual estado do Paraná, onde estes consumiam uma espécie de chá servido em porongo (planta a partir da qual são feitas cuias de chimarrão) e sugado através de um pequeno canudo feito de taquara.

Árvore-da-cuia (Crescentia cujete) é planta nativa da Mata Atlântica e da Floresta Amazônica.

Chimarrão: uma herança indígena
Nessa época, os índios quíchuas, aimarás, guaranis e tupis que viviam ali já utilizavam uma infusão da erva. Os indígenas utilizam um pequeno porongo para fazer a infusão e contavam com o auxílio de um canudo de taquara para ingeri-la.

Gente, a bomba usada na cuia é um canudo que vem com um filtro numa das pontas, tá? Como ela serve pra deixar passar só o líquido, mantendo a erva-mate dentro do recipiente, fica mais agradável beber o chimarrão ou teteré! Quer saber mais detalhes sobre esse utensílio?

Plantio. A cabaça ou porongo é propagada a partir de suas sementes. Abra covas de 30 a 45 cm de profundidade, adube conforme a necessidade, de forma a suprir as deficiências nutricionais do solo, e volte a fechar. Semeie de duas a cinco sementes por cova a uma profundidade de 1 a 2 cm no solo já preparado.

O mofo se forma principalmente quando há a presença de umidade e matéria orgânica. Então, se você deixar a cuia molhada ou com restos de erva-mate, isso pode favorecer o aparecimento de mofo.

O nome “coité” vem do tupi e significa vasilha ou panela, motivo pelo qual esta planta é também conhecida como cuieira, cuia ou cabaça. Sua madeira, dura e forte, é utilizada na marcenaria e na carpintaria. O fruto, de casca bem dura, é empregado na produção de vasilhame e instrumentos musicais como o Berimbau.

A cabaça é principalmente composta de água e tem um baixo teor de gorduras e hidratos, pelo que é uma hortaliça com pouco contributo calórico. Rica e saudável! Se quiser introduzir a cabaça na sua cozinha, pode fazê-lo de muitas formas diferentes, dado que pode ser consumida crua, assada, cozida ou até mesmo gratinada.

Sendo assim, as cuias pequenas costumam ter em média 9 centímetros de circunferência e 9 centímetros de altura. Essas são ótimas pra uso individual. Já a média, pode ter uns 10 centímetros de circunferência e 13 centímetros de altura.

Curar a cuia, ou curtir a cuia, é como chamamos o processo onde retiramos o sabor amargoso que têm o fruto da cabaça seco. Vale ressaltar que o processo de cura da cuia é elegível também para cuias feitas de madeira.

Como vem cru, se não é feita a cura, o recipiente pode mofar mais facilmente, além de reter mais umidade. O objeto, assim, acaba não durando tanto quanto poderia durar. Por isso, no post de hoje, reunimos as melhores técnicas e dicas para curtir a sua cuia.

A erva mate (Ilex paraguariensis) é uma espécie nativa de regiões subtropicais e temperadas da América do Sul. Ela pode ser encontrada na Argentina, Uruguai, Bolívia, Brasil e no Paraguai e dela são elaboradas diferentes bebidas como o chimarrão, o tereré e o mate.