O que é cruzamento Inbreeding?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Inbreeding: cruzamento de dois animais com grau de parentesco próximo, que tenham um ou mais ancestrais em comum (ex: dois irmãos, que possuem pai e mãe em comum; dois meio-irmãos que possuem pai OU mãe em comum; primos, que possuem algum ou alguns avos em comum).

Cruzamentos consanguíneos (ou endocruzamentos) são aqueles em que os membros possuem algum ancestral comum. São relativamente comuns casamentos entre primos e, menos frequentes, casamentos de tio com sobrinha.

Como ocorre o cruzamento? No cruzamento dos cachorros, o macho monta na fêmea e, depois da cópula, os dois ficam de costas um para o outro, unidos pela parte traseira.

O cruzamento entre pai e filha, ao contrário do que muitos pensam, pode ser uma das melhores formas de gerar um cão de raça pura e saudável.

Linebreeding: cruzamento de dois animais que podem ter grau de parentesco próximo ou não, mas que utiliza da repetição de um mesmo cão superior em diferentes gerações (ex: a utilização de um cão como pai e ao mesmo tempo avô materno da ninhada; ou a utilização de um cão como bisavô materno e como pai da ninhada).

F1 significa Filhos da 1ª geração. Emprega-se em melhoramento genético para designar os produtos da primeira geração do acasalamento entre animais de duas raças diferentes. Ou seja são animais conhecidos comercialmente como “meio sangue” ou animais de “cruzamento industrial”.

O cruzamento é uma ferramenta que consiste em acasalar indivíduos de diferentes raças ou linhagens com o objetivo de aumentar a produtividade.
...
Os diferentes tipos de cruzamento visam explorar três componentes:

  • Complementaridade;
  • Ampla diversidade genética;
  • Heterose ou Vigor híbrido.

Os casamentos consanguíneos, isto é, as relações matrimoniais entre indivíduos com grau de parentesco muito próximo (pais com filhos ou entre irmãos e até mesmo primos de primeiro e segundo grau), representam mais do que um preconceito ridicularizado em certos casos e culturas, porém um relevante aspecto genético com ...

Entretanto, essa prática não é aconselhada, visto que filhotes dessa ninhada podem ter mais chances de apresentar problemas de saúde como órgãos mal formados e herdarem doenças genéticas que podem se manifestar ao longo da vida do pet, prejudicando sua qualidade de vida.

A consanguinidade é um fator de risco principalmente para doenças genéticas de herança recessiva porque existe a probabilidade dos futuros pais coincidirem em alterações genéticas no mesmo gene podendo gerar um bebê afetado por uma doença hereditária.

Quanto tempo demora o cruzamento de cachorros? O tempo varia muito e pode ser de apenas 15 minutos ou chegar a uma hora.

Em cruzamento com sinalização de “parada obrigatória” (PARE), o veículo sempre deve ser totalmente imobilizado, mesmo se o trânsito estiver livre. Em cruzamento com sinalização de “dê a preferência”, reduza para a 1ª marcha. Se o trânsito estiver livre, você poderá atravessar o cruzamento sem ter que parar o veículo.

Então, se você quer saber quantos dias depois do cio a cadela pode cruzar, a resposta é: entre 5 a 15 dias após o proestro. Para identificar o momento correto, fique de olho nas mudanças em relação à etapa anterior.

A resposta é não. O cruzamento entre irmãos é perigoso para a mãe e para os filhotes que vão nascer.

A consanguinidade entre as galinhas provoca a degeneração da raça, por isso o cruzamento entre aves do mesmo sangue deve ser evitado. Começam a aparecer defeitos como pés tortos, exemplares de pequeno porte e ovos pequenos, por exemplo.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

o coeficiente de consanguinidade ou coi
Assim, um cão nascido de irmãos completos tem um COI de 25%, assim como aquele nascido do cruzamento de pais com seus filhos; cães nascidos do cruzamento de meio irmãos ou primos, um COI de 12, 5%; de primos em 2º grau, de 6,5% e assim por diante.

É possível ter uma ideia do porte fazendo um cálculo: pegue o peso do cachorro, divida por sua idade calculada por semanas e, depois, multiplique o resultado por 52, que é o número de semanas que existe dentro de um ano. Isso ajuda a prever o crescimento médio neste período.