O que é cruzada significado?

Perguntado por: agois . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

substantivo feminino Expedição militar ou religiosa à Terra Santa feita, que ocorria durante à Idade Média: cruzada medieval. [Figurado] Qualquer ação que busca extinguir um mal ou alcançar um objetivo particular: cruzada contra a pobreza; cruzada pela eleição do irmão.

Cruzada é um termo utilizado para designar qualquer dos movimentos militares de inspiração cristã que partiram da Europa Ocidental em direção à Terra Santa e à cidade de Jerusalém com o intuito de conquistá-las, ocupá-las e mantê-las sob domínio cristão.

As Cruzadas foram expedições religiosas e militares, ocorridas entre os séculos XI e XIII, cujo principal objetivo era resgatar a Terra Santa, que estava sob o domínio islâmico, para os cristãos. O termo “cruzada” se refere à cruz que os cavaleiros usavam em suas roupas quando estavam em marcha da Europa até o Oriente.

As Cruzadas, também chamadas de Guerra Santa, receberam esse nome porque os cruzados utilizavam uma cruz - símbolo do cristianismo - estampada em suas vestimentas durante as batalhas.

O crescimento populacional na Europa, o processo de marginalização nos feudos, a divisão do poder religioso da Igreja Romana e a expansão territorial dos turcos seriam os principais fatores explicativos para tal evento.

As Cruzadas foram motivadas por interesses religiosos, no sentido de garantir o controle dos cristãos sobre o Santo Sepulcro e todas as regiões consideradas sagradas na Palestina. Além disso, era interesse da Igreja canalizar a crescente violência praticada por nobres europeus para um alvo comum a todos.

A Primeira Cruzada terminou com vitória dos Cristãos, que conseguiram restabelecer domínio em Jerusalém e recuperar para os bizantinos importantes cidades. Ao todo, foram promovidas oito Cruzadas oficiais entre 1095 e 1291.

Consequências das Cruzadas
As cruzadas conseguiram restabelecer as relações europeias com o norte da África e a Ásia. Foram responsáveis pela reabertura do Mediterrâneo ao comércio internacional e pelo desenvolvimento do comércio ocidental.

Introdução. As Cruzadas foram expedições com fins religiosos, militares e econômicos, que ocorreram entre os séculos XI e XIII, empreendidas pelos cristãos contra os muçulmanos. Seu objetivo oficial era “libertar” Jerusalém, a Terra Santa, então sob domínio turco.

1095 – 1291

Dessa forma, comerciantes, clérigos, nobres sem-terra e homens livres se engajaram no exército cristão, que cingido pelo sinal da cruz, formou o chamado movimento das cruzadas. Ao longo de dois séculos, várias cruzadas partiram da Europa Ocidental rumo à Ásia Menor.

Na época das Cruzadas, as ordens de cavaleiros cristãos usavam como símbolo a cruz pátea. As cruzes páteas formaram uma categoria de cruzes de diferentes espessuras, mas que tinham como característica as pontas com largura mais ampla do que o centro das hastes.

As Cruzadas tiveram consequências de grande importância para a história mundial. Reabriram a navegação do Mediterrâneo aos europeus e dinamizaram as relações comerciais entre o Ocidente e o Oriente.

- De acordo com estudos de historiados, cerca de 1 milhão de pessoas (entre cristãos e muçulmanos) morreram devido as Cruzadas.

Quarta Cruzada

A Quarta Cruzada é uma das mais importantes cruzadas da Idade Média. Incentivada pelo Papa Inocêncio III, a quarta cruzada foi responsável pela tomada da cidade de Constantinopla, antiga capital do Império Romano do Oriente.

Em 1096, Pedro, o Eremita, liderou a Cruzada dos Mendigos, um movimento popular em que pessoas espontaneamente marcharam para Jerusalém.

As Cruzadas foram guerras incentivadas pela Igreja Católica, que aconteceram na Europa Ocidental. Tinham como alvo principal retomar a Palestina e Jerusalém, tirando as cidades do domínio muçulmano.

As Cruzadas fracassaram como empreendimento religioso militar, inclusive porque terminaram interrompendo o rico comércio europeu com o Oriente Médio. Uma nova classe social surgiu, ligada à atividade comercial, e o poder dos nobres começou gradualmente a declinar.

Urbano II

Em 27 de novembro de 1095, Urbano II conclamou para uma cruzada em seu sermão durante o Concílio de Clermont, na França.