O que é crítico e reflexivo?

Perguntado por: icordoba4 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

O que é um pensamento crítico reflexivo? O termo “pensamento crítico reflexivo” se refere ao contexto necessário para formar pessoas capazes de pensar de maneira crítica, seguindo conceitos de Paulo Freire.

A formação crítico reflexiva
entendem que as transformações das práticas docentes só se efetivam na medida em que o professor amplia sua consciência sobre a própria prática. O alargamento da consciência, por sua vez, se dá pela reflexão que o professor realiza na ação.

Basicamente, refletir é pensar sobre o próprio pensamento. A reflexão passa pelo processo de questionar a nós mesmos, tendo um pensamento crítico em relação às nossas próprias ideias.

O pensamento crítico é a capacidade de analisar e avaliar a consistência do raciocínio.

Além de ser uma habilidade onde se faz questionar ideias e opiniões (nossas e de terceiros) o pensamento crítico não se resume apenas à lógica formal, mas também se preocupa com a verdade ou falsidade das nossas crenças e com as capacidades, atitudes e práticas necessárias para a construção de uma visão do mundo.

O pensamento crítico ajuda a organizar essas ideias, a manter o foco em objetivos e a construir uma disciplina pelo resto da vida. Isso acontece porque o primeiro passo ao avaliar uma situação de maneira crítica é a observação, tentando entender tudo que está acontecendo antes de tirar uma conclusão.

7 principais idéias para desenvolver um pensamento crítico

  1. Distribua a sua atenção com sabedoria. ...
  2. Repasse informações significativas e acionáveis. ...
  3. Explique-se. ...
  4. Teste genuinamente as suas ideias. ...
  5. Dê espaço para a iteração. ...
  6. Priorize por importância e urgência. ...
  7. Desafie o status quo.

A formação de um professor reflexivo é a formação de um professor autônomo, mas não dono da verdade, pois procura refletir sobre suas ideias, suas práticas e suas metodologias. È um docente que procura conhecer seus alunos e a si próprio.

A ideia é utilizar técnicas de filosofia e psicologia para motivar o raciocínio dos estudantes e elevar o interesse pelos estudos. A teoria está sendo implantada por meio dos trabalhos de formação continuada dos professores, que tiveram início na última semana e devem se repetir ao longo do ano.

INTRODUÇÃO: O professor reflexivo é aquele que além de refletir sobre a realidade, ele faz parte de um movimento epistemológico que ver o professor como alguém cuja formação não se dá de forma normativa, de tal modo que primeiro se tem a ciência, depois as suas aplicabilidades.

Conhecimento filosófico é o tipo de conhecimento baseado na reflexão e construção de conceitos e ideias, a partir do uso do raciocínio lógico em busca do saber. O conhecimento filosófico surgiu a partir do abandono da mitologia como forma de explicar a realidade.

Participe de debates. A participação em debates é uma das melhores maneiras de aprender a ouvir e a expressar as suas ideias. Essa ação também ajuda a descobrir como entender os seus pensamentos e a formulá-los de forma mais clara para que outras pessoas os entendam.

Explico: um posicionamento crítico é aquele que não apenas acusa determinados grupos de adotar as práticas que estão sendo analisadas, mas também se coloca como parte de um contexto que tem como desdobramento a manutenção da situação descrita.

A crítica pode errar, não enxergar todos os lados, mas ela serve para chamar a atenção de pontos que devem ser reverenciados, indicando onde chef, empresário e equipe acertaram e, ao mesmo tempo, mostrar aspectos para serem melhorados, observados e corrigidos.

O pensamento crítico não envolve opiniões pessoais, pois o foco está nos fatos e na racionalidade. Desta forma, incentiva uma postura mais investigativa, o que é muito importante para os estudantes, e profissionais. Uma pessoa que se utiliza do pensamento crítico, acaba sempre trazendo soluções inovadoras.

Resposta verificada por especialistas. São exemplos de senso crítico duvidar de uma informação da qual não conhecemos a origem, questionar as tradições, desenvolver um trabalho científico experimental ou mesmo discriminar coisas como melhores ou piores que outras.

Para se tornar um crítico especializado é necessário possui um diploma de Bacharel em jornalismo, e assim se especializar no âmbito cinematográfico. O que exige anos de experiência, além de anos mais para consolidar a credibilidade do que expressa.

Veja 4 passos para desenvolver o seu senso crítico:

  1. Informe-se, leia muito e conheça sempre coisas novas. ...
  2. Faça o máximo de perguntas possível. ...
  3. Pesquise mais sobre e domine o conteúdo de forma ampla. ...
  4. Converse e debata com pessoas que possuem opiniões diferentes e iguais a você

O pensamento reflexivo proporciona o prolongamento do estado de dúvida, ou seja, a educação leva a mais conhecimento, objetiva à continuidade. O aprendizado faz com que o sujeito aja com autonomia, seja protagonista através de sua própria construção de saberes.

Pensar criticamente significa simplesmente usar processos mentais lógicos ou racionais para conectar problemas e soluções ou trabalhar com fatos e opiniões para chegar a uma conclusão. Entender a aplicação do pensamento crítico em várias situações de trabalho pode ajudá-lo a decidir se você tem habilidades nessa área.

Formar profissionais críticos faz parte dos discursos e das metas propostas pelas instituições formadoras e dos que estão envolvidos com esta formação. No entanto, nem sempre é explicitado neste processo, como desenvolver e atingir estes propósitos, superando a retórica, efetivando medidas concretas.