O que é crispy Gouda?

Perguntado por: oaparicio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

Incrivelmente saboroso e sofisticado. Feito com o verdadeiro queijo gouda. Tamanho consistente. Permite controle de porções e diminuição de custos.

Para preparar o queijo gouda, utiliza-se leite integral de vaca, pasteurização entre 63ºC e 65ºC, por 30 min. Depois, resfria-se até atingir 38ºC, adiciona-se cultura láctea e pré-fermentação. Ao término da fase de pré-fermentação, o gouda recebe também corante e coalho para a coagulação.

O queijo mais jovem costuma ser utilizado no preparo de sanduíches e combina com cervejas leves. O gouda um pouco mais maturado pode ser usado em risotos e molhos ou como petisco em tábuas de frios, acompanhado de vinhos de sabor intenso. Já o gouda mais velho pode ser ralado, dando um toque especial às guarnições.

Na Holanda, Gouda envelhecido é comumente usado para enriquecer sopas e molhos. É um ótimo queijo para sanduíches de queijo, pois derrete bem e é elástico após derretido. Dê preferência aos queijos mais jovens, pois os queijos gouda maturados perdem um pouco de sua capacidade de derretimento.

Pode comer a parte rosa do gouda? Sim, a casca rosa do queijo gouda é feita a partir de um corante natural e pode ser comida.

A Frimesa recebeu o prêmio de melhor queijo gouda durante a edição de 2022 da feira Minas Láctea.

Provolone

Provolone. Outro queijo muito popular, o provolone é marcado pelo sabor mais forte e defumado – inclusive, esse é o diferencial deste produto. O processo de defumação do provolone é feito em câmaras especiais e leva, pelo menos, dois meses.

E como ela é feita? De acordo com Elias Furtado Meirelles, responsável pela produção de Gorgonzola na Laticínios São Vicente, a casca do Gouda é feita com um corante natural que não é prejudicial à saúde, muito pelo contrário.

Um dos queijos mais consumidos do mundo (pronuncia-se “ráuda”), o Gouda Vigor carrega a herança da receita holandesa. Muito elástico quando quente, derrete bem e fica ótimo em sanduíches, molho 4 queijos, quiches e omeletes.

queijo Cabrales

O queijo Cabrales é um laticínio natural, produzido à mão com leite de vaca cru ou com uma mistura de dois ou três tipos de leite — vaca, ovelha e cabra. O maior valor pago em 2023 foi o maior das 51 edições do concurso. O produto foi fabricado pela queijaria Los Puertos, de Poo de Cabrales.

Em 2022, a pesquisa Taste Atlas o classificou o queijo Canastra como o melhor do mundo. Já o grande vencedor do ranking, o Parmigiano Reggiano, é um símbolo da culinária italiana produzido na região de Emilia Romagna, na cidade de Parma. Na pesquisa, o alimentou recebeu a classificação 4.8.

CASCAS DE QUEIJO QUE NÃO DEVEM SER COMIDAS
Outros queijos, como o Gouda, possuem uma capa plástica, geralmente de cor vermelha ou preta. Esta capa também deveria ser descartada.

Conservar, embrulhado ou em recipiente fechado, em geladeira (entre +4 ºC e +7 ºC) e consumir em até 20 dias.

15 dias

O jeito certo de armazenar o queijo gouda
Ele dura até 15 dias, mas é importante reforçar que o seu sabor fica menos intenso conforme o passar do tempo. Ele também deve ser guardado na geladeira e o certo é que esteja enrolado na embalagem original e depois colocado em um pote com tampa.