O que é crise de obsessão?

Perguntado por: rferrari . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.3 / 5 10 votos

A pessoa com transtorno obsessivo-compulsivo (TOC) tem obsessões – pensamentos, imagens ou impulsos que ocorrem frequentemente, mesmo que ela não queira. Essas obsessões surgem mesmo quando a pessoa está pensando e fazendo outras coisas. Além disso, as obsessões normalmente causam grande angústia e ansiedade.

A pessoa com o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva fica preocupada com ordem, perfeccionismo e controle sobre si mesma e sobre as situações. Para manter uma sensação de controle, a pessoa dá enfoque a regras, detalhes triviais, procedimentos, cronogramas e listas.

Obsessão é a ideia fixa, geralmente de conteúdo desagradável e (auto)punitivo, à medida que a compulsão é o ritual que essa ideia obriga a pessoa a fazer. Contaminação ou medo de contaminação impõe aos rituais de limpeza, como lavar as mãos exageradamente ou tomar banhos intermináveis.

Allan Kardec classificou a obsessão em três tipos básicos: obsessão simples, fascinação e subjugação, acrescentando aí o caso especial de determinado tipo de possessão, em que o organismo físico da presa fica temporariamente dominado pelo Espírito agressor.

Os principais sintomas da obsessão são:

  1. Pensamentos agressivos ligados a si ou as outras pessoas;
  2. A necessidade de ter coisas simétricas ou organizadas de maneira perfeita;
  3. Medo de ser contaminado por germes e bactérias;
  4. Pensamentos indesejados, muitas vezes, ligados a sexo, danos físicos e religião.

Os pensamentos obsessivos compulsivos configuram um transtorno de ordem mental de nível grave. Ele é caracterizado pela constância de pensamentos sobre algum assunto prático, seja: limpeza excessiva, disposição de objetos, aparência própria, sexualidade e afins.

É possível ter um vínculo muito forte com o marido, mas sentir desejo por um colega de trabalho e estar apaixonada pelo vizinho." "Vários estudos, tanto americanos quanto europeus, chegaram à conclusão semelhante: a paixão, esse estado de alteração mental e física muito característico, dura de 12 a 48 meses.

Quando adquirem intensidade severa ou persistem no tempo, aliadas ao sofrimento e/ou disfunção, podem ser diagnosticadas como uma perturbação mental. Nestas incluem-se as perturbações de ansiedade, do humor (depressão, perturbação bipolar), perturbação obsessivo-compulsiva, as psicoses, a esquizofrenia, entre outras.

Quando uma pessoa está obcecada, se torna controladora, egoísta, inconsequente, desrespeitosa, ciumenta, e invasiva (com desconfianças e suspeitas infundadas). No amor, há confiança, respeito, sinceridade e muito diálogo.

A palavra obsessão é, de certo modo, um termo genérico, pelo qual se designa esta espécie de fenômeno, cujas principais variedades são: a obsessão simples, a fascinação e a subjugação.

“Obsessão é a influência exercida pelos espíritos inferiores sobre uma pessoa, podendo ser bastante sutil, até atingir patamares mais ostensivos”, explica Rafaela Paes de Campos, advogada, estudiosa do espiritismo, colunista e comunicadora voluntária da revista Letra Espírita.

A obsessão são pensamentos, imagens e ideias que invadem a pessoa constantemente, sem que ela tenha controle, como um disco riscado, que repete várias e várias vezes a mesma coisa. Já a compulsão são comportamentos repetitivos ou atos mentais que visam diminuir a ansiedade causada por uma obsessão.

Obcecado tem origem no latim obcaecare, que indicava um estado de cegueira. Isto porque o indivíduo obcecado não consegue avaliar os seus comportamentos e a própria realidade. Por outro lado, obsessão vem do latim obsedere, que indicava o ato de cercar ou rodear alguma coisa ou alguém.

Espíritos obsessores são almas desencarnadas que foram dominadas por sentimentos como o ódio, a tristeza, e infelicidade e hoje vagam no mundo astral atrás de contato com pessoas mais sensíveis ou que estão fragilizadas de forma espiritual.

Podemos atrair essas entidades por meio do que pensamos, falamos e fazemos. É a sintonia de vibrações ruins fazendo a ponte para a obsessão. Todos estamos sujeitos às influências espirituais, tanto boas quanto ruins.

substantivo feminino Preocupação exagerada com alguma coisa; apego excessivo a uma mesma ideia; ideia fixa. Compulsão; necessidade intensa para fazer algo ilógico ou insensato: a obsessão pelo dinheiro. Impertinência; ato de aborrecer alguém com solicitações insistentes.

Veja abaixo o que você pode fazer para ter ajudar uma pessoa com TOC.

  1. Encoraje a pessoa a buscar tratamento.
  2. Fique Atento.
  3. Não seja hostil e grosseiro.
  4. Evite seguir os rituais.
  5. Reconheça os pequenos avanços.
  6. Se necessário, busque ajuda para você também.

A pessoa que sofre de amor obsessivo age para satisfazer suas necessidades, sem se importar com o que o outro realmente sente e deseja. Quer estar ao lado da pessoa amada e ponto, mesmo que isso custe a liberdade do outro. Ou seja, o amor obsessivo também é egoísta.