O que é críquete e como jogar?

Perguntado por: osouza . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 10 votos

O objetivo do jogo de críquete é marcar mais corridas do que o time adversário, e isso é feito ao bater a bola com o bastão e correr de um lado do campo para o outro. Para isso, a defesa precisa eliminar os 10 wickets adversários e o ataque busca conseguir o maior número de corridas.

O Objetivo do Croquêt é marcar pontos acertando as bolas com um taco através de uma sequência de postigos (aros) e contra uma pequena estaca central, a fim de percorrer o percurso estabelecido. O campo gramado retangular, onde são fixados aros e pinos de madeira ou de ferro para delimitar o percurso do jogo.

Equipamentos. No críquete, são usados como equipamentos os tacos específicos, a bola, as casinhas de madeira e os equipamentos de proteção (capacetes, caneleiras, luvas, cotoveleiras, protetores de coxa, tórax e braço).

No início, as partidas de críquete podiam durar até dez dias. Hoje, a maioria dos jogos é disputada com dois tempos, em uma tarde ou noite (as partidas de teste chegam aos cinco dias de duração). Também existe o T20 críquete que dura 3 horas.

Como funciona a pontuação nesse tipo de jogo
As pontuações dentro de uma partida de criquete são computadas levando em consideração o número de corridas. Uma corrida pode ser marcada quando o rebatedor consegue atravessar o campo depois de ter rebatido a bola.

Assim como o futebol, o Críquete também foi criado pelos ingleses, porém se popularizou mais no outro hemisfério do planeta, tendo a Índia, Paquistão, Austrália, Inglaterra e até mesmo o Sri Lanka como principais nações praticantes e campeões do mundo.

cricket {substantivo}
críquete {m.}

Na Copa do Mundo, os jogos são One-Day International, que dura até 8 horas. No Brasil, joga-se o T20, com jogos de até 3 horas. Haja taco. Fontes: Conselho Internacional de Críquete e Cricket Brasil.

Na Inglaterra em 1850, era passatempo dos aristocratas e, mais ou menos vinte anos depois em 1870, expandiu-se pelas colônias britânicas. Atualmente é jogado no Canadá, Estados Unidos, Austrália e França e nunca chegou a se popularizar como esporte pelo mundo, sendo mais praticado como recreação.

O croquete é uma invenção holandesa, criada no começo do século XX pelo padeiro Kwekkeboom, holandês que viveu na França. ...

História do Críquete
Acredita-se que o críquete se originou de um jogo de criança, nos condados a Sudeste do Reino Unido em algum momento do período medieval. As evidências históricas sugerem que a primeira referência ao jogo de críquete tenha surgido por volta de 1597.

Embora o princípio básico seja o mesmo, os dois jogos diferem em suas regras, terminologia, equipamento de jogo, número de jogadores, tamanho de campo etc. Geralmente quatro árbitros nos jogos da liga principal; até seis (e apenas um) podem oficiar, dependendo da liga e da importância do jogo.

O críquete chegou ao Brasil em 1872 com a formação de diversos clubes, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O taco do batedor mede cerca de 96 centímetros e a bola, com o recheio em cortiça, enrolada em corda e coberta com couro vermelho, pesa entre 156 e 163 gramas e tem uma circunferência de cerca de 22 centímetros.

o futebol

Em termos de número de praticantes, o futebol é sem dúvida o esporte mais popular do mundo. De acordo com a FIFA, mais de 265 milhões de pessoas jogam futebol regularmente em todo o mundo.

É uma partida de cinco dias disputada entre duas equipes internacionais, com cada equipe rebatendo e arremessando duas vezes. O formato foi criado no século 19 e desde então se tornou uma das formas mais populares de críquete.

No Brasil, ficou conhecido como taco, pela semelhança de nomes costuma ser confundido com o croquet, sendo este um esporte totalmente diferente.

1. Pólo: Em primeiro lugar está o pólo, um esporte a cavalo, por isso demanda um custo alto, além de comprar um bom cavalo é preciso de cuidados e equipamentos. Existem cavalos treinados que chegam a custar R$1 milhão.