O que é criptococose pulmonar?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

A criptococose pulmonar é uma micose sistêmica oportunista. A principal fonte de contaminação em humanos são as fezes de pombos. A infecção ocorre no ambiente pela inalação do fungo aerolizado sob a forma de leveduras com menos de 2µm de diâmetro.

A criptococose é uma doença infecciosa adquirida por aspiração dos fungos Cryptococccus neoformans e Cryptococcus gattii, que podem ser encontrados nas fezes de pombos urbanos e levar à morte dos indivíduos acometidos.

A criptococose é uma doença encontrada mais frequentemente nas cidades, de ocorrência esporádica, e pode ser transmitida por cão, gato, ovinos, primatas e pombos por meio da aspiração do pó com o criptococo. Para prevenir a infecção, não deixe que pombos façam ninhos e, se for limpar os excrementos, use uma máscara.

Sintomas

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dor no peito.
  • Perda de peso.
  • Fraqueza.

Criptococose no sistema nervoso central:
Dor de cabeça. Febre. Náusea. Vômito.

Tratamento. A escolha terapêutica para o tratamento dependerá da forma clínica de cada paciente e do estado imunológico do indivíduo. Os medicamentos antifúngicos mais utilizados para o tratamento são a anfotericina B, o fluconazol, o itraconazol e a fluocitosina.

O diagnóstico da criptococose é clínico e laboratorial. A confirmação laboratorial é feita com o uso de “tinta da China” (nanquim), com evidências de criptococos visíveis em materiais clínicos. O principal diagnóstico das meningites criptocócicas é o exame do líquor-LCR.

O tratamento pode durar até seis semanas e é feito com remédios fúngicos, que são aplicados diretamente na veia.

“O fungo se propaga por meio da corrente sanguínea, podendo atingir o sistema nervoso e evoluir para meningite, uma complicação grave da criptococose”, assinala.

A criptococose é uma doença encontrada mais frequentemente nas cidades, de ocorrência esporádica, e pode ser transmitida por cão, gato, ovinos, primatas e pombos por meio da aspiração do pó com o criptococo.

Os sintomas da doença variam de acordo com o estado imunológico de cada pessoa, podendo ocorrer de dois dias a mais de 18 meses, sendo eles: dores de cabeça, febre, vômito, rigidez na nuca, alterações da visão, fraqueza, dor no peito, confusão mental, náusea, falta de ar, formigamento nos braços e nas pernas.

Além disso, também pode causar sequelas graves: alterações da visão ou da audição, crises convulsivas, paralisias e até mesmo pneumonia, com menos frequência. Outro dano causado pelos excrementos do pombo é que, em contato com a chuva, eles geram ácidos que corroem e danificam edifícios históricos.

Além de sintomas inespecíficos como hiporexia, letargia, febre e perda de peso, a apresentação clínica pode incluir lesões em sistema respiratório (estertores respiratórios, corrimento nasal), pele (erosões e ulcerações que geralmente se iniciam em região de face/focinho e com a presença de formações nodulares ...

A criptococose, conhecida desde 1905, é doença grave, causada pelo Crypto¬ coccus neoformans. Nesta entidade o estudo do líquido cefalorraquiano é muito importante visto que o sistema nervoso está envolvido em 81% dos casos5 .

Quando associada à AIDS, apresenta-se como a primeira infecção oportunista em 4,4% dos casos diagnosticados no Brasil e geralmente é causada pela espécie Cryptococcus neoformans sendo estimados 1.000.000 de casos anuais e 250.000 óbitos relacionados.

Candida albicans é a espécie mais comum do gênero Candida a causar infecções invasivas humanas. Essas infecções estão associadas a alta morbidade e alta mortalidade nos pacientes acometidos.

Micetoma é uma infecção subcutânea crônica, progressiva e localizada, que acomete os pés, os membros superiores ou as costas. Essa doença surge quando fungos entram no organismo humano por meio de um trauma na pele.

Excrementos de pombos infectados com bactérias ou vírus são frequentemente deixados na rua, peitoris de janelas e carros e acabam secando. Quando o fazem, torna-se um pó que é soprado ou chutado no ar e depois inalado.

Separamos as sete principais doenças causadas por fungos.

  1. Onicomicose. É uma infecção fúngica das unhas, e pode ser considerada uma doença bem difícil de tratar. ...
  2. Candidíase.
  3. Rinossinusite.
  4. Histoplasmose.
  5. Aspergilose e sinusite fúngica.
  6. Meningite fúngica.
  7. Pneumocistose.

criptococose

Doenças transmitidas dos pombos aos pets
Entretanto, aqui serão mencionadas três dessas doenças: a criptococose, a Histoplasmose e a aspergilose. A criptococose, embora tenha um nome científico bastante desconhecido da maioria da população, é comumente conhecida com o nome de “doença do pombo”.