O que é criptococose Cerebral?

Perguntado por: hmaciel . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

A criptococose é uma doença classificada como micose sistêmica, causada por fungos do gênero Cryptococcus e que, dependendo do caso, pode matar.

Muitos pacientes apresentam-se frequentemente com lesões pulmonares primárias, assintomáticas e autolimitadas. Em pessoas imunocompetentes, essas lesões pulmonares isoladas algumas vezes se curam de forma espontânea, sem se disseminar, até mesmo sem terapia antifúngica.

A criptococose é uma doença encontrada mais frequentemente nas cidades, de ocorrência esporádica, e pode ser transmitida por cão, gato, ovinos, primatas e pombos por meio da aspiração do pó com o criptococo. Para prevenir a infecção, não deixe que pombos façam ninhos e, se for limpar os excrementos, use uma máscara.

Criptococose no sistema nervoso central:
Dor de cabeça. Febre. Náusea. Vômito.

Sintomas

  • Febre.
  • Tosse.
  • Dor no peito.
  • Perda de peso.
  • Fraqueza.

“O fungo se propaga por meio da corrente sanguínea, podendo atingir o sistema nervoso e evoluir para meningite, uma complicação grave da criptococose”, assinala.

A criptococose é uma doença encontrada mais frequentemente nas cidades, de ocorrência esporádica, e pode ser transmitida por cão, gato, ovinos, primatas e pombos por meio da aspiração do pó com o criptococo.

Os sintomas da doença variam de acordo com o estado imunológico de cada pessoa, podendo ocorrer de dois dias a mais de 18 meses, sendo eles: dores de cabeça, febre, vômito, rigidez na nuca, alterações da visão, fraqueza, dor no peito, confusão mental, náusea, falta de ar, formigamento nos braços e nas pernas.

O tratamento pode durar até seis semanas e é feito com remédios fúngicos, que são aplicados diretamente na veia.

Além disso, também pode causar sequelas graves: alterações da visão ou da audição, crises convulsivas, paralisias e até mesmo pneumonia, com menos frequência. Outro dano causado pelos excrementos do pombo é que, em contato com a chuva, eles geram ácidos que corroem e danificam edifícios históricos.

Alguns especialistas administram um esquema de fluconazol para evitar disseminação hematogênica e diminuir o curso da doença. Pacientes com sintomas pulmonares devem ser tratados com fluconazol, 200 a 400 mg por via oral uma vez ao dia por 6 a 12 meses.

Criptococose é uma infecção pulmonar ou disseminada, adquirida por inalação de solo contaminado com a levedura encapsulada Cryptococcus neoformans ou C. gattii. Os sintomas são os de pneumonia, meningite, ou de envolvimento cutâneo, ósseo, ou de vísceras.

O diagnóstico é feito de forma laboratorial. Um dos principais exames é o de líquor (líquido cefalorraquidiano- LCR), que auxilia no acompanhamento de meningite. O procedimento é feito por meio de punção lombar e dura alguns minutos.

Quando associada à AIDS, apresenta-se como a primeira infecção oportunista em 4,4% dos casos diagnosticados no Brasil e geralmente é causada pela espécie Cryptococcus neoformans sendo estimados 1.000.000 de casos anuais e 250.000 óbitos relacionados.

O diagnóstico diferencial deve ser feito com outras afecções neurológicas comuns no paciente com aids, como tuberculose, toxoplasmose, linfoma, leucoencefalopatia multifocal progressiva, histoplasmose e nocardiose.

Candida albicans é a espécie mais comum do gênero Candida a causar infecções invasivas humanas. Essas infecções estão associadas a alta morbidade e alta mortalidade nos pacientes acometidos.

criptococose

Doenças transmitidas dos pombos aos pets
Entretanto, aqui serão mencionadas três dessas doenças: a criptococose, a Histoplasmose e a aspergilose. A criptococose, embora tenha um nome científico bastante desconhecido da maioria da população, é comumente conhecida com o nome de “doença do pombo”.

O diagnóstico da criptococose é clínico e laboratorial. A confirmação laboratorial é feita com o uso de “tinta da China” (nanquim), com evidências de criptococos visíveis em materiais clínicos. O principal diagnóstico das meningites criptocócicas é o exame do líquor-LCR.

Separamos as sete principais doenças causadas por fungos.

  1. Onicomicose. É uma infecção fúngica das unhas, e pode ser considerada uma doença bem difícil de tratar. ...
  2. Candidíase.
  3. Rinossinusite.
  4. Histoplasmose.
  5. Aspergilose e sinusite fúngica.
  6. Meningite fúngica.
  7. Pneumocistose.

Além de sintomas inespecíficos como hiporexia, letargia, febre e perda de peso, a apresentação clínica pode incluir lesões em sistema respiratório (estertores respiratórios, corrimento nasal), pele (erosões e ulcerações que geralmente se iniciam em região de face/focinho e com a presença de formações nodulares ...

Os sintomas normalmente são leves, similares à gripe, dengue e podem incluir dores musculares e alterações nos gânglios linfáticos. Pessoas com baixa imunidade: podem apresentar sintomas mais graves, incluindo febre, dor de cabeça, confusão mental, falta de coordenação e convulsões.

Continuar lendo O que é a criptococose?