O que é cringe para a geração Z?

Perguntado por: ahilario2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Tudo que é considerado embaraçoso, cafona, ultrapassado – um “mico ou vergonha alheia”- passou a ser cringe para a geração Z (os nascidos a partir do fim da década de 1990).

A gíria 'cringe' é a onda do momento entre os mais jovens nas redes sociais. Na prática, é um termo que fala sobre vergonha alheia e até intolerância com os gostos de pessoas de outras gerações.

Na origem, cringe é um verbo em inglês que quer dizer (mais ou menos) sentir-se constrangido ou envergonhado. Aqui ganhou conotação de adjetivo… pejorativo.

Entretenimento: algumas características da galera cringe são o gosto pela série norte-americana Friends ou a novela mexicana A usurpadora. Assistir ao jornal, ouvir pagode dos anos 90 ou rock também são coisas de cringe.

Cria é uma gíria bastante comum de ser escutada, principalmente entre os jovens, para definir um lugar de onde uma pessoa é. A palavra se popularizou através de músicas dos gêneros rap e funk, além das redes sociais. Em São Paulo, costuma para ser usada para se referir ao bairro onde nasceu.

A popularização do termo “cringe” começou na internet por causa de uma disputa de gerações. Os jovens da geração Z, nascidos entre 1996 e 2010, começaram a apontar como vergonhosas algumas características comuns da geração Y (os “Millennials”, nascidos entre 1980 e 1995).

01: Giria policial para definir pessoa doida, com distúrbios mentais.

Comunique-se com fluidez e personalização
Ou seja, esqueça as respostas automáticas, pouca interação e superficialidade na hora de escrever. Saia do gesso e esteja disposto a se aproximar dos consumidores. Agora você já sabe o que é ser cringe e como não fazer parte desse termo.

69% da Geração Z no Brasil gosta ouvir músicas de décadas passadas, revela Spotify. A Geração Z é uma geração altamente engajada com o áudio digital. Em 2021, os GenZers fizeram streaming de música com muito mais frequência do que usaram outras mídias, como vídeos, jogos e TV.

Geração Y ou Millennials: nascidos entre 1981 e 1996. Geração Z: nascidos entre 1997 e 2010.

Com idades entre 8 e 23 anos, a geração Z ou pós-millenial assumirá o protagonismo dentro de algumas décadas.

Cringe é um verbo em inglês que é usado para falar sobre algo que é constrangedor. Aqui no Brasil a nova geração usa para substituir palavras (que provavelmente também seriam consideradas cringe) como cafona e mico.

O que é a Geração Z
Além do domínio da tecnologia, os Centennials também são conhecidos por serem mais críticos, exigentes, autodidatas e não gostam de seguir hierarquias (ou acham desnecessárias, na maioria dos casos).

Estudo revela baixa qualidade do café da manhã de crianças de 7 a 10 anos. A discussão entre as gerações rendeu e até a prática do café da manhã foi associada pela geração Z (nascidos entre 1996 e 2010) a um hábito cringe (vergonhoso, em português) praticado pelos millennials (nascidos entre 1981 e 1995).

Maria Mucilon
Forma de chamar mulheres que gostam de rapazes ou meninas mais novos. É o que, antigamente, era conhecido como “papa-anjo”. Mucilon é o nome de uma marca de cereal infantil. A gíria exagera e dá a entender que as pessoas pelas quais uma Maria Mucilon se interessa são tão novas que ainda comem o alimento.