O que é crepúsculo e alvorecer?

Perguntado por: omello . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

Crepúsculo é uma luminosidade de intensidade crescente ao amanhecer e descrescente ao anoitecer. O "crepúsculo matutino" é proveniente da iluminação das camadas superiores da atmosfera pelo Sol, quando embora escondido, está próximo do horizonte. O crepúsculo matutino acontece com os primeiros raios de sol do dia.

Claridade no céu entre a noite e o nascer do Sol ou entre o cair do Sol e a noite.

Mestre Houaiss diz que o crepúsculo se dá entre o ocaso e a noite, ou entre a noite e o nascer do Sol. Portanto, se antecede o final de algo, sentido mais comum do termo, também indica o surgimento de alguma coisa nova.

Ao período do dia em que ocorre o pôr do sol, dá-se o nome de "ocaso".

A madrugada vai da 0h às 6h. A manhã, das 6h às 12h (ou ao meio-dia). A tarde, das 12h às 18h. A noite, das 18h às 24h (ou meia-noite).

2 anoitecer, entardecer, escurecer, ocaso, poente, pôr do sol, noitinha, tardinha, sobretarde, sonoite. Amanhecer: 3 amanhecer, madrugada, alvorada, aurora, alvorecer, dilúculo.

Normalmente, acontecem no instante em que o Sol, "ao nascer" ou "se pôr", encontra-se escondido porém próximo à linha do horizonte, iluminando as camadas superiores da atmosfera. Em alguns casos, como em regiões montanhosas, o crepúsculo pode ocorrer antes do pôr do sol ou depois do nascer do astro.

3 amanhecer, madrugada, manhãzinha, aurora, alvorada, alvorecer, matinada, antemanhã, alva, alba, alvor, albor, dilúculo.

1. Começar a amanhecer. 2. [Figurado] Começar a manifestar-se.

Alva significa «primeira claridade da manhã; alba, alvor, aurora». É, «segundo Nasc., fem. substv. de alvo».

O nascer do sol, amanhecer, alvorada, aurora, alva ou alba é o momento em que o Sol aparece no horizonte, na direção leste.

Twilight. Duração: 122 min.

Crepúsculo (2008) Lua Nova (2009) Eclipse (2010) Amanhecer – Parte 1 (2011)

Afinal, seu início é em Crepúsculo (momento entre fim da tarde e começo da noite), seu final em Amanhecer (início do dia). E, no meio, aparecem fases da lua e fenômenos astronômicos.

Na verdade o sol não vai a lugar nenhum – ele continua o tempo todo brilhando lá no céu, no mesmo lugar, todos os dias, mesmo durante a noite.

O solstício de inverno, em junho, marca o exato oposto: inverno no hemisfério sul. Nesse período, por conta da inclinação do eixo terrestre em relação ao Sol, é menor a incidência de raios de sol no hemisfério sul. O solstício de inverno é responsável pela noite mais longa do ano.

Às 22.23 de 21 de dezembro acontece no Hemisfério Norte o Solstício de Inverno, que é a noite mais longa do ano e traz consigo a estação do tempo frio.

Os turnos escolares normalmente são divididos em matutino (período da manhã), vespertino (período da tarde) ou noturno (período da noite). Vespertino é o período intermediário entre matutino e noturno. Não havendo determinação de hora, pode ser definido como o período que se inicia após o almoço e finda ao anoitecer.

Uma das principais razões que ocasionam o pico de energia é a queda de raios, uma vez que os raios são descargas de alta intensidade energética! Segundo informações do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), entende-se que a carga elétrica de um único raio possui em torno de 30 mil ampères.

Bella é jovem adolescente que se muda para Forks, Washington, para viver com o pai. Assim que chega ao local, fica sabendo de uma misteriosa família que habita a cidade. Acaba, por acidente, conhecendo um dos cinco irmãos, Edward, e aos poucos vai descobrindo alguns segredos. O mais importante é que são todos vampiros.

Origem e publicação
A autora Stephenie Meyer disse que a ideia de Twilight veio de um sonho que ela teve em 02 de junho de 2003. O sonho era sobre uma garota humana e um vampiro que estava apaixonado por ela, mas também estava sedento de seu sangue.