O que é crédito e débito na contabilidade?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

De acordo com as escolas alemã e italiana de contabilidade, débito é um recurso que se tem ou se adquire, já o crédito é a fonte do débito. Isso quer dizer que quando uma pessoa tem um débito com outra, ou seja, está devendo, enquanto quem tem um crédito não tem dívida, pelo contrário é como se estivesse em vantagem.

Se uma conta recebe algo ou assume o compromisso de entregar algo, é debitada. Se uma conta entrega algo ou adquire o direito de receber algo, é creditada. OBS.: Para corrigir um erro em um lançamento contábil, não se usa borracha ou corretivo. Para corrigi-lo, faz-se o registro contrário.

Ativo – Contas com saldo devedor, aumentam com débito e diminuem com crédito. Passivo – Contas com saldo credor, aumentam com crédito e diminuem com débito. Patrimônio Líquido – Contas com saldo credor, aumentam com crédito e diminuem com débito.

Crédito é um recurso financeiro oferecido por uma organização que acredita que você é uma pessoa de confiança e vai pagar a sua dívida no futuro. Ele é uma forma rápida de levantar dinheiro para que você compre um produto ou serviço mesmo que você não tenha, no momento da compra, o dinheiro necessário.

Em outras palavras, ele é uma espécie de empréstimo, que te ajuda a comprar coisas, quando você não tem dinheiro seu para isso. Portanto, pagar no crédito significa usar uma das formas de crédito para pagar algo. Por exemplo, pagar com o cartão de crédito, é usar o crédito do cartão para pagar um produto.

A diferença entre crédito e débito é que o primeiro é uma modalidade de pagamento a prazo, enquanto o segundo envolve pagamentos à vista. Quando o instrumento financeiro tem a função de crédito, significa que você pode comprar hoje e pagar depois, seja em um único pagamento ou dividido em várias parcelas.

Na função débito, o dinheiro é debitado na conta do pagador no momento da compra, enquanto no crédito, o pagamento é processado na hora, mas a cobrança só é feita depois por meio da fatura.

Porque temos o ATIVO como a APLICAÇÃO DE RECURSOS (QUANDO DÉBITO = APLICAÇÕES). É no ATIVO que estão os Bens e Direitos da empresa, é aonde está a aplicação do dinheiro investido na empresa, logo o ATIVO tem natureza DEVEDORA.

São débitos ou créditos que ocorrerão nas próximas faturas, mas que já são exibidas no extrato bancário. É possível ver dados como a data da transação e seu valor.

No lado esquerdo do razonete são lançados os débitos (saldos devedores) e no lado direito são lançados os créditos (saldos credores), ficando o nome da conta na parte de cima do "T".

A principal diferença é que receita é o valor do boleto que o condômino paga e crédito é o valor que cai na conta.

Quem é o credor e quem é o devedor? Credor é quem tem direito a receber um valor ou algo. Devedor é quem tem a obrigação de pagar um valor ou algo ao credor.

Assim, quando deposita-se dinheiro em uma conta-corrente, o banco marca um débito (o dinheiro que entrou) em seu ativo, e um crédito em seu passivo (a dívida que o banco adquiriu). Quando o correntista solicita o saldo da conta, está visualizando, na verdade, uma das contas de passivo do banco.

Em contabilidade, diz-se que o ativo é o conjunto de bens, créditos e direitos que compõem o patrimônio de uma pessoa ou empresa. Já o passivo representa as dívidas e obrigações dessa mesma pessoa (física ou jurídica). O patrimônio líquido de uma empresa é calculado pela diferença entre seu ativo e passivo.

  • Empréstimo pessoal.
  • Empréstimo consignado.
  • Financiamento.
  • Consórcio.
  • Cartão de crédito.

Basicamente, o cartão de crédito é uma forma de empréstimo: o cliente tem crédito liberado para gastar certo valor ao longo das semanas e só paga tudo de uma vez, no vencimento da fatura. Para garantir que cada compra seja aprovada e registrada, é preciso garantir um fluxo de informações entre diversas partes.

Os créditos eram classificados como: a) normal, quando vencidos até 60 dias; b) atraso, quando vencidos há mais de 60 dias e com garantias; c) liquidação, quando vencidos há mais de 60 dias sem garantias e há mais de 180 dias com garantias suficientes.

O saldo devedor é o valor dessa operação financeira contratada adicionado os juros constantes no contrato de financiamento. Com o pagamento das prestações, a dívida vai diminuindo. Logo, o saldo devedor do financiamento também vai sendo amortizado.

Facilidade para pagar
O cartão de crédito costuma dar condições que aliviam o bolso de qualquer cliente. O consumidor, geralmente, tem até 40 dias para pagar antes de entrar nos juros do cartão. Isso facilita a vida de quem precisa se programar para pagar suas contas e a fatura.

Dinheiro representa um saldo positivo, que pode ser usado sem taxas. Em contas bancárias, é comum observar o termo “saldo credor”. A expressão representa um saldo positivo, ou seja, quando ocorrem mais entradas do que saídas de dinheiro em um período de tempo.

Maior controle financeiro
Já que você só consegue usar o cartão de débito se tiver dinheiro, então ele te permite maior controle das suas finanças, afinal, não dá para fazer compras e pagar depois com esta modalidade de pagamentos.