O que é crédito e débito?

Perguntado por: rcordoba4 . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.9 / 5 19 votos

Quando o instrumento financeiro tem a função de crédito, significa que você pode comprar hoje e pagar depois, seja em um único pagamento ou dividido em várias parcelas. Já o débito requer que haja saldo disponível no ato da compra, pois o dinheiro é descontado instantaneamente.

De acordo com as escolas alemã e italiana de contabilidade, débito é um recurso que se tem ou se adquire, já o crédito é a fonte do débito. Isso quer dizer que quando uma pessoa tem um débito com outra, ou seja, está devendo, enquanto quem tem um crédito não tem dívida, pelo contrário é como se estivesse em vantagem.

Débito em conta é o mesmo que débito automático. Quando o cliente autoriza o débito em conta quer dizer que a fatura vai ser paga automaticamente pelo seu banco na data do vencimento.

Cartão de crédito é uma forma de pagamento disponibilizada por bancos e instituições financeiras. Com ele, o consumidor pode fazer compras para receber os produtos imediatamente, mas só precisa pagar por eles na data de vencimento da fatura do cartão — sendo estipulada entre o cliente e a instituição.

Em outras palavras, ele é uma espécie de empréstimo, que te ajuda a comprar coisas, quando você não tem dinheiro seu para isso. Portanto, pagar no crédito significa usar uma das formas de crédito para pagar algo. Por exemplo, pagar com o cartão de crédito, é usar o crédito do cartão para pagar um produto.

As compras à vista são aquelas em que o valor é pago de uma só vez. Pode ser no crédito ou no débito, mas a compra é paga integralmente. Já quando o cliente paga a prazo, ou parcelado, o valor é dividido em meses.

O cartão de débito é o meio de pagamento eletrônico no qual a dedução do valor é efetuada de forma quase instantânea. Ou seja, seu vínculo direto com a conta corrente faz com que o valor da compra seja automaticamente descontado do seu saldo atual.

Também vale dizer que “positivo” e “negativo” aqui não têm necessariamente relação com “bom” ou “ruim”, e sim com a forma como os valores se expressam. No cenário das finanças do dia a dia, crédito seria algo positivo, pois demonstra que um valor (no caso R$1.600) foi creditado em uma conta, por exemplo.

Débito (Receita) e Crédito (Despesa)?
Isto porque crédito se refere à origem dos recursos (empréstimos, financiamentos, receita de vendas etc.), enquanto débito se refere à aplicação dos recursos (estoques, veículos, terrenos, móveis e utensílios, equipamentos de informática, despesas etc.).

Cada T tem dois lados, um lado chamado de débito (lado esquerdo) e outro chamado de crédito (lado direito).

O cartão de débito funciona como um meio de pagamento ligado diretamente com sua conta corrente ou conta poupança. Para isso, é importante se atentar para o saldo que você possui em sua conta, pois diferente do cartão de crédito, o pagamento via cartão de débito é feito exatamente no momento da compra.

Se uma conta recebe algo ou assume o compromisso de entregar algo, é debitada. Se uma conta entrega algo ou adquire o direito de receber algo, é creditada.

O limite da conta é um limite de crédito que fica disponível na sua conta corrente para você usar em imprevistos, quando não tiver saldo em conta. O valor disponível é calculado mensalmente e pode variar, de acordo com as suas condições de crédito. Você paga juros e encargos proporcionalmente ao valor que usar.

Tem como pagar boleto com cartão de crédito?

  1. Acesse sua conta pelo internet banking/app.
  2. Acesse a opção “Pagamento”
  3. Digite o código de barras do boleto.
  4. Procure a opção “Cartão de Crédito
  5. Autorize o pagamento com a sua senha.

O limite do cartão de crédito é valor total que você pode gastar durante um mês. Ou seja, até a data de fechamento da fatura. Por exemplo, se você tem um cartão com limite de R$ 1.000, esse é limite total que você pode gastar por mês.