O que e cranberry e cereja?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

A cranberry é uma fruta pequena, arredondada e vermelha parecida com uma cereja e que quase não é encontrada no Brasil na sua forma in natura. Também é chamada por outros nomes, como oxicoco, arando-vermelho, mirtilo-vermelho ou até airela.

Pequena e avermelhada, a cranberry é uma fruta originária da América do Norte e que ficou famosa pelo seu sabor que mistura a acidez com a doçura. No Brasil, ela também leva outros nomes, como oxicoco e mirtilo-vermelho, e geralmente, é encontrada na forma desidratada ou encapsulada.

Também chamada de oxicoco, arando-vermelho, mirtilo-vermelho ou airela, o cranberry é mais popular nos Estados Unidos, Canadá e Chile. A fruta é comumente utilizada em molhos nas festas do Dia de Ação de Graças. No Brasil, a fruta ainda não é fácil de ser encontrada.

Seu nome científico é Vaccinium macrocarpon, ela é nativa dos Estados Unidos e Canadá. O Cranberry é uma fruta muito conhecida fora do Brasil, mas que no último ano apareceu em nosso país, principalmente, na forma de sucos e cápsulas.

Laranjas e limões
Não é novidade para ninguém que laranja e limões são ótimas frutas para fortalecer o organismo contra bactérias. Essas duas frutas são cítricas e também ricas em antioxidantes.

Melhor marca de cranberry
Cada dose do She She Comfort (2 cápsulas) contém 750 mg de cranberry, além de vitamina C, vitamina A, zinco, selênio e vitamina E.

Tomar 1 cápsula ao dia.

PARA QUE SERVE O SUCO DE CRANBERRY? A cranberry contém químicos chamados proantocianidinas (PAC), essas substâncias podem auxiliar a prevenir que as bactérias responsáveis pela infecção urinária se prendam aos tecidos do trato urinário. Isso evitaria o crescimento da bactéria e, por conseguinte, a infecção.

O cranberry é um suplemento que serve para ajudar no bom funcionamento do sistema urinário, contribuindo com o fluxo urinário. Além disso, pode favorecer os processos de cicatrização e, devido sua ação antioxidante, ajuda na proteção contra os danos ocasionados pelos radicais livres.

De acordo com pesquisadores da Universidade de East Anglia, no Reino Unido, consumir cranberries (oxicoco) todos os dias pode retardar o desenvolvimento de demência e melhorar a memória. A fruta é conhecida principalmente pelos seus benefícios no tratamento da infecção urinária.

Selecione um tamanho para favoritar! Quero ser avisado quando este produto chegar!

Excessos e contraindicações
Assim, aqueles que tiverem diarreia após a ingestão não devem consumir o produto. “Os diabéticos também devem evitar o suco, em demasia, por conta da frutose. Seu consumo deve ser indicado somente por um especialista que acompanhe o paciente”, frisa Credidio.

No Brasil é mais dificil encontrar a fruta in natura, porém nas versões congeladas e secas é um pouco mais fácil. O suco de cranberry também pode ser usado e podem ser encontrados em supermercados, lojas de produtos naturais e feiras orgânicas.

“Em comparação à cranberry, a groselha do Ceilão é muito mais saborosa e tem um teor de fitoquímicos praticamente igual”, compara a pesquisadora. Os testes revelaram ainda que as antocianinas presentes na fruta também conhecida como ceylon gooseberry ou ketembilla têm propriedades anti-inflamatórias.

É uma árvore arbustiva de 30 a 60 cm de altura. As folhas apresentam formato ovoide, com borda finamente dentada, com coloração verde claro brilhante. Suas flores são pequenas, com coloração que variam entre azul, rosa e verde.

De acordo com Vianna, o cranberry pode ser consumido tanto na forma in natura (fruta fresca, desidratada ou suco) quanto suplemento (extrato de cranberry).

Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária.