O que é CPM e como calcular?

Perguntado por: njesus . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

Para calcular o CPM, basta dividir o custo total da campanha pelo número de impressões recebidas e multiplicar por 1.000.

Em média, um bom CPM é $ 1,39, $ 1,38, $ 1,00, $ 1,75 e $ 0,78 para os setores de telecomunicações, varejo geral, saúde e beleza, publicação e entretenimento, respectivamente.

O CPM é calculado através do custo do anúncio dividido pelo número total de impressões e multiplicado por 1000 (CPM = custo/impressões x 1000). Geralmente, o CPM é dado pela plataforma de anúncio e usado para calcular o valor total de uma campanha publicitária.

O CPM é o custo por mil impressões. Essa métrica representa o gasto gerado a cada mil impressões do anúncio. As impressões são o número de vezes que um anúncio é exibido para o público, ou seja, o anunciante paga toda a vez que o anúncio é visto 1.000 vezes na Internet.

Se você não tiver acesso ao YouTube Analytics, pode calcular uma estimativa do seu eCPM dividindo os seus lucros mais recentes pelo número de visualizações monetizadas e de seguida multiplicar por 1,000. Por exemplo, se você tiver 10,000 visualizações num vídeo e receber $30, o seu CPM será $3.

Um CPM com valor baixo nem sempre é indicador positivo para uma campanha, pois pode ser que haja pouco tráfego nos sites publicadores. Já para publishers, ter um CPM alto não significa grandes lucros, pois alguns inventários de anúncios podem nem chegar a ser vendidos.

(Google) Define o CPM (custo por mil impressões) máximo, que é o valor mais alto que você está disposto a pagar por mil impressões dos seus anúncios.

O método do caminho crítico ou simplesmente CPM (Critical Path Method) é uma das técnicas utilizadas na gestão de projetos, com o objetivo de organizar, de forma prática e de acordo com a prioridade, todas as atividades que precisam ser realizadas.

A regra aplicada pelo CPM é a mesma do Direito Penal comum.
Conforme o artigo 4º, “a Lei Excepcional ou Temporária, embora decorrido o período de sua duração ou cessadas as circunstâncias que a determinaram, aplica-se ao fato praticado durante sua vigência”.

Ele funciona assim: CPM = Custo total / (Visualizações/1000).

Os canais digitais normalmente cobram o valor da sua divulgação com base no número total de visitas esperadas dentro de um intervalo de tempo. Assim, se um canal consegue receber inúmeras visitas por dia, o seu CPM será mais alto, já que será possível alcançar um público maior em menos tempo.

Custo por Clique (CPC), Custo por Mil (CPM) e Custo por Aquisição (CPA) são métodos de cobrança, geralmente utilizados por plataformas de mídia online. O CPC é calculado de acordo com o número de cliques nos anúncios, o CPM por impressões e o CPA é pelo número de conversões.

Um youtuber pode ganhar entre um e dois dólares por cada 1000 visualizações. Entre 6 e 12 reais no Brasil.

Por isso, confira uma estimativa aproximada de quanto um youtuber ganha em cada quantidade de visualizações: 1000 visualizações: de USD 2 a USD 34. 100 mil visualizações: de USD 500 a USD 2,5 mil. 1 milhão de visualizações: de USD 10 mil a USD 30 mil.

Se você ganhar um valor estimado de US$ 0,15 com 25 page views, sua RPM de página será igual a (US$ 0,15/25) * 1000, ou US$ 6. Se você ganhar um valor estimado de US$ 180 com 45.000 impressões de anúncios, sua RPM de anúncios será igual a (US$ 180/45.000) * 1.000, ou US$ 4,00.

Compare o CPM dos diferentes públicos das suas campanhas, para entender quais tem mais facilidade de entrega. Quanto maior o público, mais barato é a tendência de CPM. Mas isso por si só não indica a melhor escolha, pois além de entregar é importante obter resultados. Isto só ocorrerá se o público for qualificado.

Custo médio por clique (CPC méd.): definição
Esse valor é calculado dividindo-se o custo total pelo número de cliques.