O que é CPK no exame de sangue?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

CPK é a sigla para a creatinofosfoquinase, uma enzima do corpo humano que está presente nos músculos e em outros lugares do corpo, como o cérebro, o pulmão ou o coração. Quando elevada, essa enzima pode ser um marcador de infarto do miocárdio, miocardite, hipertermia e distrofia muscular.

A elevação sérica da CPK pode ser observada nas seguintes condições clínicas: infarto agudo do miocárdio (IAM), rabdomiólise, distrofia muscular progressiva, lesão muscular por esmagamento, aci- dente vascular cerebral (AVC), tétano, intoxicação por monóxido de carbono, alcoolismo crônico, psicose, hemofilia grave, ...

Segundo o comentarista, a dica para tentar reduzir o CPK é manter uma alimentação equilibrada e atividade física regular, além de evitar excessos na ingestão de álcool.

Fuja de alimentos gordurosos, como manteiga, toucinho e caldo de carne. Corte alimentos e suplementos que têm proteínas e creatinina. Faça o possível para não comer tanta carne cozida — que é rica em creatinina — e reduza o consumo de suplementos com os dois compostos, que também contribuem para a elevação do CPK.

Causas de elevação dos níveis de CPK
Certos medicamentos, como as vastatinas e os fibratos (usados para tratar as anormalidades do colesterol e suas frações), podem elevar a CPK total.

Como funciona o exame de creatinoquinase (CK)?
Vale ressaltar que os valores tidos como referência variam entre 32 a 294 U/L nos homens e 33 a 211 U/L nas mulheres — dependendo do laboratório.

CPK (Creatinofosfoquinase)
Os valores de referência para as mulheres ficam entre 33 e 145 U/L, , para os homens entre 32 e 171 U/L (havendo valores mais elevados na infância e adolescência).

Olá, o ideal seria você procurar um médico neurologista especialista em Doenças Neuromusculares. A elevação da CPK pode se relacionar a contextos das mais diversas doenças musculares (miopatias), assim como também pode ocorrer em doencas neurogenicas em que o problemas primário não está no músculo em si.

A CPK total se eleva poucas horas após o exercício, atingindo valores aumentados depois de um a quatro dias e queda gradativa após cerca de três a oito dias. No entanto, se a atividade física é praticada de forma continuada, essa enzima se mantém persistentemente elevada.

Uma CK aumentada, ou que se eleva a partir do primeiro exame, em geral indica que houve lesão do coração ou de outros músculos. Pode também indicar uso intenso de músculos. Se o médico suspeita de infarto do miocárdio e a CK estiver alta, em geral irá pedir um exame mais específico de lesão cardíaca, como a troponina.

A principal medida é iniciar uma reposição volêmica vigorosa para preven- ção de IRA. Níveis de CPK acima de 5.000U/L estão altamente associados à IRA. O bicarbonato pode ser utilizado para fazer a alcalinização da urina, e desta forma reduzir os riscos de obstrução tubular pela mioglobina.

Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com sinvastatina são dor de cabeça, prisão de ventre, náusea, dor de estômago, ou sintomas de resfriado como nariz entupido, espirros ou dor de garganta.

CPK é a sigla para a creatinofosfoquinase, uma enzima do corpo humano que está presente nos músculos e em outros lugares do corpo, como o cérebro, o pulmão ou o coração. Quando elevada, essa enzima pode ser um marcador de infarto do miocárdio, miocardite, hipertermia e distrofia muscular.

A Creatina quinase (CK), também conhecida como Creatinofosfoquinase ou Creatina Fosfoquinase (CPK), é uma enzima que degrada a creatinina e consome trifosfato de adenosina envolvida no fornecimento de energia (ATP) para os músculos.

A Ultrassonografia Musculoesquelética é geralmente o primeiro exame a ser solicitado, sendo utilizado para o diagnóstico das lesões musculares e articulares. Trata-se de um método rápido, disponível, com baixo custo e altamente eficaz no diagnóstico.

O Cpk ainda pode ser negativo, e indica que a média está fora dos limites de especificação. O Cpm considera simultaneamente a localização do processo e a dispersão dos dados em relação ao alvo, mas também foi baixo (Figura 1) se considerar o fator de 1,33 como mínimo para um processo capaz.

O médico pode solicitar este exame quando a pessoa chega ao hospital com queixa de dor no peito ou para verificar se há indícios de um AVC ou alguma doença que afete os músculos, por exemplo. É útil para ajudar no diagnóstico de doenças como infarto, insuficiência renal ou pulmonar, dentre outras.