O que é CPAP para ronco?

Perguntado por: obrito5 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

O CPAP é um aparelho de pressão positiva utilizado para o tratamento dos distúrbios respiratórios de sono, incluindo a Apneia Obstrutiva do Sono (AOS).

Exercícios para o fortalecimento da orofaringe (Fonoterapia); CPAP – aparelho que produz uma pressão positiva dentro da via aérea do paciente, diminuindo os eventos de apneia e melhorando o ronco; Cirurgias: correção do desvio de septo, uvulopalatofaringoplastia, adenoidectomia (em casos selecionados).

Para quem sofre com ronco durante o sono ou é diagnosticado com apneia do sono, o aparelho para ronco conhecido como CPAP é o tratamento ideal para tratar os sintomas que a longo prazo podem fazer mal à saúde e até mesmo desgastar relações.

Por isso, o uso do CPAP no tratamento da apneia do sono é vitalício!

É possível dormir com o CPAP e ter noites confortáveis, com melhoras significativas na qualidade de vida em pouco tempo. Mas como em qualquer tratamento, cada pessoa responde de uma maneira diferente.

Você deverá usá-lo toda vez que for dormir. Usando o CPAP todas as noites e durante os cochilos, sua terapia será mais eficiente, o que levará a uma melhora no seu humor e níveis de energia.

O uso contínuo do CPAP traz uma série de benefícios à saúde. Além de melhorar ou aliviar completamente a apneia do sono, o equipamento ajuda a evitar o desagradável ronco e alivia a chamada sonolência diurna, quando a pessoa tem dificuldade de se manter acordada e alerta durante o dia.

É importante escolher onde ficará o CPAP: certifique-se de que o aparelho CPAP ficará bem próximo à cama. Há também a necessidade de uma tomada no local, pois ele deve estar conectado a uma fonte de energia. Alguns usuários costumam colocá-lo no chão, ao lado da cama ou em uma mesa de cabeceira.

Alguns fatores podem predispor ou piorar o ronco, como dormir em decúbito dorsal, a obesidade e o uso de substâncias que relaxam a musculatura da faringe, como o álcool ou medicamentos sedativos.

Os remédios mais comuns para tratar o ronco incluem descongestionantes nasais, anti-histamínicos, sprays nasais lubrificantes, corticosteroides tópicos e dispositivos orais.

Casos mais leves podem ser resolvidos com algumas dicas:

  1. Cuide do corpo. O excesso de peso pode ser uma das causas do ronco. ...
  2. Durma de lado. ...
  3. Levante a cabeceira da cama. ...
  4. Limite ou evite o álcool antes de dormir. ...
  5. Evite tomar sedativos antes de dormir. ...
  6. Pare de fumar. ...
  7. Durma o suficiente. ...
  8. Use óleos essenciais.

CPAP

O equipamento mais indicado para o tratamento da apneia e ronco causado por ela é o CPAP.

Entre os efeitos colaterais mais comuns do uso do CPAP estão a coriza e a congestão nasal, que são causadas pelo fluxo de ar que passa continuamente nas vias respiratórias durante o sono. Isso acontece pois o efeito é muito similar ao de uma pessoa que dorme com o rosto direcionado a um ventilador ou ar-condicionado.

Você não consegue dormir com o seu CPAP?

  1. Relaxe-se ao usar o seu CPAP. ...
  2. Torne a sua máscara CPAP confortável. ...
  3. Mantenha uma boa higiene do sono. ...
  4. Não vá para a cama antes de sentir que você está cansado ¹ ...
  5. Esteja relaxado no momento de ir para a cama. ...
  6. Veja se existe um ajuste de rampa no seu CPAP. ...
  7. Respire ao ir para a sua cama.