O que é CP Cpk PP PPK?
O Cp e Cpk representam a capacidade real de um processo que é operado de forma previsível. Os índices não tem significado se o processo está fora de controle. Já o Pp e Ppk representam o desempenho real de um processo, tendo ele operado de forma previsível ou não.
Qual é o CP é Cpk ideal?
Muitas empresas adotam os valores meta de Cp=1,67 e Cpk=1,33, de acordo com uma recomendação proposta por Juran e Fryna em 1980. Esse é o valor usado pela grande maioria das indústrias, inclusive as do setor automotivo.
Quando o CPK é preocupante?
A FDA dos Estados Unidos especifica um nível de CPK superior a 50 vezes o limite superior do normal – ou 10.000 UI / L – acompanhado por lesões nos órgãos, geralmente comprometimento renal.
Quais os sintomas de quem tem CPK alto?
Nos casos mais graves, os pacientes podem apresentar mal-estar, febre, taquicardia, náusea e vômito, redução do volume da urina e alteração do nível de consciência. Nas análises de sangue, além dos níveis elevados de CPK, também são comuns o aumento do potássio e do fósforo e a redução do cálcio.
O que significa Cpk 1 33?
O cálculo do CPK leva em consideração a variabilidade dos dados coletados, a média dos dados e os limites de especificação. Valores acima de 1,33 indicam que o processo é capaz de produzir produtos dentro dos limites de especificação com uma margem de segurança.
O que é Cpk capabilidade?
A análise de capabilidade (ou Cp e Cpk) é um conjunto de cálculos utilizados para avaliar se um sistema é estatisticamente capaz de atender a um conjunto de especificações ou requisitos. Para completar os cálculos, é necessário um conjunto de dados, geralmente gerado por um gráfico de controle.
O que significa um valor negativo de Cpk?
O Cpk ainda pode ser negativo, e indica que a média está fora dos limites de especificação. O Cpm considera simultaneamente a localização do processo e a dispersão dos dados em relação ao alvo, mas também foi baixo (Figura 1) se considerar o fator de 1,33 como mínimo para um processo capaz.
Qual a diferença entre CPK e PPK?
O Cp e Cpk representam a capacidade real de um processo que é operado de forma previsível. Os índices não tem significado se o processo está fora de controle. Já o Pp e Ppk representam o desempenho real de um processo, tendo ele operado de forma previsível ou não.
Como interpretar exame CPK?
– CPK 1 ou BB: Pode ser encontrada nos pulmões e no cérebro, principalmente; – CPK 2 ou MB: É encontrada no músculo cardíaco e por isso pode ser utilizada como marcador de infarto, por exemplo; – CPK 3 ou MM: Está presente em o tecido muscular e representa 95% de todas as creatinofosfoquinases (BB e MB).
Porque pedir CPK?
A maior utilização da dosagem da CPK está no diagnóstico das lesões e doenças da musculatura esquelética e no infarto do miocárdio (ataque cardíaco).
O que indica o Índice CP 1?
O índice Cp apresenta o intervalo entre a especificação de saída e a variabilidade intrínseca do processo, permitindo apenas uma referência quanto ao potencial do processo em produzir dentro de certo intervalo de variabilidade do projeto.
Como analisar capabilidade?
Assim, o estudo de capabilidade do processo é feito por meio da comparação da faixa característica, que mostra como ele se porta na prática, com a faixa de especificação, dada pelo limite inferior e o limite superior.
Como avaliar a capabilidade de um processo?
A capabilidade pode ser especificada por meio de índices que quantificam o nível de desempenho do processo em atender as es- pecificações do produto. Por meio desses índices é possível se com- parar processos distintos e, a partir daí, classificá-los quanto as suas capabilidades.
O que causa o aumento do CPK no sangue?
Exercícios intensos, como levantamento de peso, esportes de contato e sessões longas de exercícios também aumentam os níveis de CK. Outras formas de lesão muscular, como as causada por queda, acidente de automóvel, cirurgia ou injeção intramuscular também podem elevar os níveis de CK.
O que fazer quando o CPK está alto?
A medicação deve ser suspensa em caso de aumento progressivo de CPK ou piora dos sintomas. Todos os pacientes devem ser orientados a procurar atendimento em caso de desconforto muscular ou alteração da cor da urina. Se o paciente se queixar de dor, desconforto ou fraqueza muscular, a CPK deve ser dosada.