O que é couro sintético é bom?

Perguntado por: uzaganelli . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

O tecido couro sintético é um tipo de tecido extremamente flexível, maleável e ideal para ser usado nos mais diferentes ambientes, objetos e superfícies. Ele pode ser comprado a um preço bem mais barato do que o tecido de couro legítimo e não perde em nada em elegância e possibilidade de confecção.

Couro sintético
Pode ser melhor para você e com certeza é melhor para os animais. O problema desse material, no entanto, é sua baixíssima qualidade em comparação com o legítimo, apresentando baixa durabilidade, resistência e impermeabilidade.

De todas as características do couro, uma que sempre gostamos de destacar é a Durabilidade. Materiais de couro legítimo duram muito mais tempo do que materiais sintéticos e não necessitam de muitos cuidados para manterem-se novos com o passar do tempo.

Por que descasca? A principal diferença entre couro sintético e couro ecológico é que o primeiro é desenvolvido através de compostos químicos, como o poliuretano, que se assemelha a um tipo de vinil ou resina. Já o segundo é desenvolvido através de fontes sustentáveis, como a borracha extraída das seringueiras.

Quando o assunto é como lavar couro sintético, a regra é clara: nada de jogar na máquina ou de limpezas agressivas. Como é basicamente uma película, o material fica muito vulnerável a arranhões, descascamentos e quebras. Além disso, assim como o couro legítimo, a composição não pode ser higienizada na imersão em água.

Para prolongar a vida útil de qualquer peça, feita em couro sintético ou ecológico, é preciso hidratar.

Pode ser creme para pentear, hidratante corporal ou óleos essenciais. Basta passar o produto por toda a peça, até que ele seja bem absorvido pelo “couro falso” e pronto.

O couro sintético geralmente tem uma textura mais macia e lisa. Assim, ao deslizar as mãos nesse material, você sentirá um toque totalmente diferente daquele que se experimenta ao tocar o couro legítimo, que é naturalmente mais áspero (isso pode depender do tipo de tingimento utilizado no couro natural).

Assim como os artigos produzidos com couro, os feitos de material sintético devem ser limpos regularmente. Em suma, a forma correta de fazer a limpeza é com um pano macio levemente umedecido. Além disso, detergentes neutros também podem ser aplicados para remover manchas difíceis, mas nunca diretamente sobre a peça.

mais requisitados do inverno e nós recebemos cores.

Alguns dos principais tecidos de couro sintético, são feitos a partir de 70% de Policloreto Vinílico (PVC), 25% de Poliéster e 5% de Poliuretano. Sim, são nomes um pouco complexos, mas é isso que dá a base e a liga do tecido de couro sintético, que é feito em indústrias e não a partir da pele de animais.

HIDRATE O COURO
Como não poderia deixar de ser, utilize um hidratante neutro para hidratar a peça a cada seis meses. Esse é um dos métodos mais eficazes para deixar o tecido íntegro, bonito e vistoso.

O legítimo couro natural. Apresentando qualidade e durabilidade ímpar, é extraído da pele animal e considerado o mais resistente e procurado.

Cromo Alemão

[Cromo Alemão: o mais nobre dos couros]

Couro Sintético
- Também conhecido como "courino", esse tecido sintético imita as características do couro, mas não é de origem animal. É criado a partir de componentes como algodão, PVC, poliéster e poliuretano.

Couro natural
Tem boa durabilidade, fácil limpeza e não retém pelos, por isso é um dos melhores revestimentos para quem tem pet em casa. Corino (couro sintético)Existem alguns de qualidade, com praticamente o mesmo efeito do couro natural. É menos durável, mas uma boa alternativa para quem quer economizar.