O que é couro do plutônio?

Perguntado por: oalmada5 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

O que é o couro do plutônio? Couro PU é um material sintético artificial com uma textura de couro que é muito durável e diferente de couro artificial. Amplamente utilizado na produção de bens de couro de negócio, bens de couro de escritório, artigos de couro do hotel.

O legítimo couro natural. Apresentando qualidade e durabilidade ímpar, é extraído da pele animal e considerado o mais resistente e procurado. Apesar de ser um investimento caro, o couro natural é um material que permite que as peças dele produzidas permaneçam bonitas, hidratadas e conservadas por um longo tempo.

O corino é um tecido que imita as características do couro, porém não é de origem animal. A base é de tecido 100% algodão, composto de 70% de PVC, 25% de poliéster e 5% de poliuretano.

— O que se chama de couro sintético é na verdade um laminado com um tipo de substrato (tecido ou não tecido), geralmente derivados de petróleo. Existem várias formas de fazer esse laminado. Normalmente eles são cobertos com materiais como o poliuretano (PU).

O couro e o Tecido Sintético (PU) são os que apresentam maior durabilidade e por isso sua qualidade pode ser superior.

Couro pu descasca? Sim. Com o tempo e quanto mais estiver em contato com a umidade ou muito tempo guardados, o tecido sintético vai esfarelar e se desintegrar mais facilmente.

Comprovando o couro legítimo: o famoso teste do fogo
Simples de ser feito, esse teste parte de uma premissa básica: couro não pega fogo facilmente. Então, com um isqueiro você pode ver se uma peça é realmente couro: se ela for couro, ao passar a chama nada acontecerá com a peça.

Após higienizar e secar a peça, vá aplicando o hidratante por toda a peça, com auxílio de uma esponja macia ou de um pano seco. Alguns condicionadores para couro já acompanham uma esponjinha própria. Após finalizar a aplicação, deixe o produto agir por alguns minutos e remova o excesso com um pano seco.

couro legítimo

E o couro legítimo, o mais procurado e também o mais caro, é feito a partir de peles de animais, como jacarés, por exemplo. Embora cobiçados, sua produção é controversa dada suas origens. Apesar das polêmicas, couros legítimos são facilmente pelas características levemente superiores aos demais tipos.

Couros de crocodilo, jacaré e avestruz – hoje consideradas antiéticos e antiquados por muitos –, há tempos foram adotadas como símbolos supremos de riqueza. Em 2017, uma Birkin da Hermès de couro de crocodilo decorada com diamantes foi leiloada na Christie's por um recorde de £ 293.000.

Couro legítimo
O tipo mais conhecido e popular é de origem bovina, mas o couro de cobra ou de jacaré também existe e costuma ser muito apreciado. O couro bovino, por ser bastante acessível, é utilizado na confecção de peças de roupa, acessórios e estofados.

O couro legítimo, diferentemente do couro sintético, garante impermeabilidade contra líquidos, isso faz com que o produto não danifique ou manche se for exposto à chuva, ou ao derramamento de bebidas. O couro sintético não possui essa característica.

O couro sintético é feito de PVC, um laminado com um tipo de substrato (tecido ou não tecido) derivado do petróleo, que não prejudica o meio ambiente quando reciclado.

Assim como você faz com o seu corpo, espalhe hidratante ou creme para pentear na sua roupa de couro sintético. O produto vai ser absorvido pela peça e isso vai evitar que ela resseque. Fácil, não? É só repetir o processo a cada 6 meses que ela vai durar muito mais tempo.

Confira a etiqueta
As peças feitas em material sintético trazem dados como “100% PVC”, “100% poliuretano” ou “100% PU”, entre outras especificações similares. Já as peças confeccionadas em couro legítimo vêm com uma etiqueta que traz a informação “100% couro”, “Couro legítimo” etc.

Etamine. O etamine é uma variação de tecido 100% algodão.

Embora tenha similaridades no nome, o corino não é um couro. Ele é um tecido confeccionado com 100% em algodão na sua base, tendo em sua composição, 70% de PVC, 25% de poliéster e os últimos 5% com poliuretano. Assim, o sofá em corino se revela uma opção versátil e mais econômica, frente ao tradicional couro.

O poliuretano ou P.U, material q imita couro tem uma estimativa de vida de 2 a 3 anos. Você pode verificar na etiqueta na lateral interna (ela é o RG da peça) a composição. Infelizmente esse desgaste é inerente ao material que a jaqueta foi produzida.

o couro é uma pele de animal tratada, dessa forma, é um produto que “respira” por conta dos poros da pele, enquanto o poliuretano (PU) será um composto mais “sólido”. o aroma do couro é bastante característico e bem diferente do PU. no Brasil, todos os produtos possuem etiqueta garantindo a origem e a composição.

Uma boa dica para conservar peças de couro legítimo ou sintético é guardá-las de forma correta. O principal: deixe-as sempre penduradas, nunca dobre essas roupas. Com o tempo, as dobras vão ficar aparentes, difíceis de tirar ou, no caso dos tecidos sintéticos, um lado pode até grudar no outro, danificando a peça.

Denominado pela sigla PU, o poliuretano é um polímero que compreende uma cadeia de unidades conhecidas como “orgânicas” unidas por ligações uretânicas (possuem este nome porque são formados por unidades de uretano, ou carbamato).