O que é cota ministerial?

Perguntado por: aquaresma . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 13 votos

Marcelo há 15 anos. Caro Celso, cota ministerial é o modo como o membro do Ministério Público se manifesta no processo. Manifestação por cota é aquela que é feita diretamente no processo sem a utilização do protocolo integrado (por petição) e, geralmente, é feita de próprio punho.

O sistema de cotas reserva vagas nas universidades públicas para candidatos que cursaram todo o Ensino Médio em escola pública, podendo participar negros/as, indígenas, pessoas com deficiência e estudantes de baixa renda. As cotas nas universidades federais tornaram-se lei desde 2012 (Lei 12.711/12).

É prerrogativa do advogado manifestar-se por cota nos autos, a qualquer momento, desde que a letra seja legível, e, preferencialmente, em petição que não haja nada no verso, devendo o serventuário da justiça fornecer-lhe uma, se se entender necessário à prática do ato processual.

A aplicação se refere ao recolhimento periódico de Imposto de Renda, retido na fonte em alguns fundos de investimento. Para que essa operação aconteça, a Receita “come” parte das cotas dos investidores – por isso, o apelido de fundos come-cotas, concedido pelo mercado financeiro.

Quem responde pelas dívidas do condomínio? O pagamento mensal da cota (ou taxa) de condomínio não é embolsado por imobiliárias ou locadores. Todo pagamento desta natureza é direcionado para o caixa do condomínio, que possui despesas mensais para manutenção e custeio.

Após a juntada de uma petição, o processo é encaminhado para o juiz analisá-la, geralmente. Dessa forma, provavelmente, o próximo andamento processual será o da conclusão.

O prazo médio de análise são 15 dias úteis, mas dependendo do caso pode ter maior duração.

Depois de “concluso para sentença”, o próximo passo é a prolação da sentença pelo juiz responsável pelo caso. A sentença pode ser favorável ou desfavorável ao réu, dependendo da análise das provas e das leis aplicáveis ao caso.

As cotas podem ser raciais, no caso de pessoas negras ou indígenas; sociais, no caso de pessoas de classes sociais mais baixas; para pessoas com deficiência, para mulheres, quilombolas, dentre outras.

Para entender a organização, devemos primeiro entender a diferença entre "ações" e "cotas": ambas fazem parte do patrimônio da empresa. A diferença é que, para as empresas, utiliza-se o termo “ações”, enquanto para as sociedades anônimas é utilizado o termo “cota”.

Tipos de cotas
As cotas sociais são as destinadas a pessoas de baixa renda e que tenham formação em escola pública. As raciais são voltadas a pessoas negras, pardas ou indígenas, que historicamente fazem parte de um grupo que foi oprimido na época da colonização e até hoje sentem os reflexos disso.

É necessário apontar que, caso seja constatada a fraude, o Ministério Público poderá propor ação criminal e também buscar judicialmente o ressarcimento aos cofres públicos do investimento feito na formação do estudante que ocupou indevidamente a vaga.

Um documento de identificação para cada um dos membros constantes na Declaração de Composição do Núcleo Familiar. Exemplos de documentos aceitos: RG, CNH, Título de Eleitor, CPF, CTPS OU, quando for o caso, Certidão de Nascimento (por exemplo menor de idade).

A Lei nº 12.711/2012, sancionada em agosto deste ano, garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos.