O que é corrosão branca?

Perguntado por: rneves . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Corrosão branca - É o nome dado aos depósitos brancos que se formam na superfície das peças zincadas, devido ao armazenamento ou transporte sob condições de má ventilação e umidade. Apesar da aparência, a corrosão branca não compromete o revestimento original do zinco.

Como e por que ocorre a corrosão do aço? A corrosão é um processo de deterioração dos metais que resulta da interação entre agentes naturais, como o gás oxigênio presente no ar e átomos da superfície do metal. Quando o material contém ferro, chamamos o produto dessa reação de “ferrugem” (óxido de ferro).

Como evitar o processo de corrosão de metais?

  1. Proteção catódica. ...
  2. Proteção anódica. ...
  3. Inibidores de corrosão de metais. ...
  4. Pintura Industrial. ...
  5. Metal de sacrifício. ...
  6. Ligas metálicas especiais. ...
  7. Revestimentos metálicos. ...
  8. Métodos de Galvanização.

Existem três tipos de corrosão, a corrosão eletrolítica, a corrosão química e a corrosão eletroquímica.

Corrosão: A corrosão é o desgaste do metal a partir da oxidação. Em um ciclo vicioso, ocorre um maior desprendimento do metal, que vai ficando cada vez mais exposto aos danos causados pelo contato com a atmosfera. Se o metal contar com ferro em sua composição – como aço e ferro fundido – dá-se início à ferrugem.

O Zinco é Reciclável ...
Devido à durabilidade e longa vida útil da maioria dos produtos de zinco que, em alguns casos, duram mais de 100 anos sem manutenção, uma grande quantidade do zinco produzido no ano passado ainda é utilizado, constituindo um recurso valioso e sustentável para as gerações futuras.

Por exemplo, se a espessura da camada do revestimento de zinco é de cerca de 50 mícrons e é exposta a um ambiente com uma taxa média de corrosão de cerca de 2 mícrons por ano, pode-se estimar que a vida útil do zinco é de cerca de 25 anos.

O zinco perdeu 2 elétrons passando de zinco metálico para cátion. Nesse caso, o zinco sofreu uma oxidação.

Em ambiente natural, o oxigênio é a principal causa da corrosão uniforme de aços e outros metais e ligas. A reação anódica no processo de corrosão é sempre a reação de oxidação. Em ambientes ácidos, ou seja, pH <7, o processo catódico se dá principalmente pela redução de íons de hidrogênio.

Um material que pode trazer oxidação ao aço inoxidável é o alumínio, em virtude da corrosão galvânica. A corrosão acontece sempre que dois metais diferentes entram em contato em qualquer meio que transmita eletricidade e, como o alumínio é menos nobre do que o inox, ele será corroído.

O mecanismo completo da corrosão do ferro ainda não está completamente esclarecido, mas sabe-se que ela está relacionada à oxidação do ferro por meio de agentes oxidantes, que são a água e o oxigênio. Por isso, o ferro oxida-se facilmente quando é exposto ao ar úmido, principalmente se houver grande presença de água.

estanho

März 2022. Pontuação: 5/5 ( 68 avaliações ) O estanho é mais resistente à corrosão que o aço, ou seja, é menos reativo que o ferro, e ele ainda é revestido por outra camada de um óxido ou de um polímero, porque o ácido cítrico dos alimentos pode atacar o estanho.

Como remover ferrugem do metal

  1. Rodas de polimento abrasivo. Este é de longe o método mais rápido e descomplicado de remover a ferrugem de seus itens de metal. ...
  2. Polidores de borracha abrasiva. ...
  3. Roda de escova de aço ou folha de alumínio. ...
  4. Sal e Suco de Limão / Vinagre. ...
  5. Bicarbonato de sódio.

A corrosão é um fenômeno de deterioração e perda de material devido a reações químicas e eletrônicas com o meio ambiente. É um processo espontâneo que causa alterações nas estruturas dos materiais.

Quando em processo de corrosão, o material começa a apresentar pontos, manchas e depósitos sobre a superfície, além da cor alaranjada, de forma uniforme, em placas, em forma de fraturas, de sulcos, entre outros. Mesmo em estruturas pintadas, se houver danos na camada protetora.

Em geral, os tipos de corrosão são classificado em: eletroquímicos, químicos e eletrolíticos.

De acordo com as normas técnicas vigentes, os graus de corrosão são classificados como: A – Substrato de aço sem corrosão, com carepa de laminação ainda intacta. B – Substrato de aço com início de corrosão e destacamento da carepa de laminação.

duas formas básicas de causar corrosão eletroquímica. A primeira é colocar o metal em contato com um eletrólito e, assim, formar uma pilha galvânica. Isso ocorre quando a água e o oxigênio presentes no ar reagem com o material desprotegido. A segunda consiste em manter dois metais ligados por um eletrólito.

inox

Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. Logo, o resultado é uma superfície mais lisa, com muito menos desgaste a longo prazo.

Um exemplo de metal que oxida, enferruja e corrói mais facilmente quando exposto às condições climáticas é o ferro. Se o metal não entrar em contato com o ar, a umidade, ou a água, não existe a corrosão.