O que é correto vão ou irão?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.3 / 5 3 votos

As duas formas – irão e vão – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir mas empregues em diferentes tempos verbais.

As duas formas – serão e vão ser – existem na Língua Portuguesa, ambas as expressões estão corretas. Ou seja, ambas indicam uma situação futura.

O certo é "VAI FAZER dois meses que ele viajou". Já vimos e repetimos que o verbo FAZER, quando se refere a "tempo decorrido" deve ser usado sempre no singular: "FAZ dez dias que não nos vemos"; "FAZIA alguns minutos que o Romário não tocava na bola"...

Vão é uma forma conjugada do verbo ir em três tempos verbais diferentes.
...
Vão ou vam

  1. ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles vão.
  2. ª pessoa do plural do presente do subjuntivo: que eles vão.
  3. ª pessoa do plural do imperativo: vão vocês.

Verbo ir - Verbo irregular da 3ª conjugação

INDICATIVOSUBJUNTIVO
PresentePresente
vou vais vai vamos ides vãová vás vá vamos vades vão
  1. sinónimos. abertura, afetado, aparente, bacia, baixa, depressão, enfatuado, espaço, fantástico, fátuo, frívolo, fútil, infundado, insignificante, intervalo, irrisório, jactante, leviano, nava, pretensioso, rebaixo, vácuo, vaidoso, vazio.
  2. antónimos. ...
  3. palavras que rimam. ...
  4. veja também. ...
  5. anagramas.

4 estarão, andarão, passarão, seguirão, permanecerão. Ocorrer, desenrolando-se: 6 ocorrerão, acontecerão, sucederão, decorrerão, evoluirão, transcorrerão.

adjetivo Sem conteúdo; espaço vazio; vazio, oco. Desprovido de fundamento; que se opõe à realidade: sonho vão.

Isso quer dizer que é facultativo o uso do pronome nestes casos: Casar Jucira anunciou que vai (se) casar. Casei(-me) cedo. Li que Mara vai (se) casar com Mauro.

É o caso da frase acima, na qual a locução verbal “vão ter” é empregada no sentido de “vai haver”, impessoal, isto é, sem sujeito e, se não há sujeito, ambos os verbos que a constituem devem ficar no singular: vai ter.

vãos | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

A forma correta é vai haver. O verbo haver, no sentido de «acontecer, existir», é impessoal, pelo que t...

Em tempos compostos e locuções verbais formados por verbos impessoais, o verbo auxiliar deve também ser mantido na forma impessoal (terceira pessoa do singular). Assim: Vai fazer cinco anos que a família se mudou, Deve fazer alguns meses que eles não se falam.

Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.

Vão-se é uma palavra derivada de vá.

Resposta verificada por especialistas. A diferença entre "vai" e "vão" é o número da pessoa gramatical. "Vai" é flexão do verbo ir na 3ª pessoa do singular: ele vai. "Vão" é flexão do verbo ir na 3ª pessoa do plural: eles vão.

“Foi vão todo o meu esforço” ou “Eu me esforcei em vão”: ambas as frases estão corretas; no primeiro caso, “vão” é adjetivo e significa “inútil” ou “ineficaz”, enquanto temos uma locução adverbial na segunda frase (em vão = debalde, inutilmente).

Resposta: É o Latim VACUUS, “vazio, oco, sem conteúdo”.

Gíria usada entre os capixabas que serve para dar ênfase (uma surpresa) a uma frase. ia, é verdade mesmo! (Nossa, é verdade mesmo.)

substantivo deverbal Ação futura de ir, se movimentar de um lugar para outro: ele irá à festa de casamento no próximo mês.

As duas formas – irão e vão – existem na Língua Portuguesa. Ou seja, ambas as expressões estão corretas e são formas verbais do verbo ir mas empregues em diferentes tempos verbais.