O que é correto em dia ou em dias?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 8 votos

A locução adverbial é em dia («sem atraso», «pontualmente»). No plural, usa-se noutro sentido. Por exemplo: «Nunca ouvi falar disso, em dias da minha vida.» Na frase em causa, o certo será, pois, a primeira formulação: «Ele está em dia com o pagamento.»

“O evento ocorrerá entre os dias 1 e 5 de setembro próximo” (no caso do dia primeiro de um mês, pode-se usar o número cardinal, 1, em vez do ordinal, 1º, para padronização).

Portanto, se o predicativo é “dia”, então é singular. Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

4 resultados encontrados.

  1. Atualmente. Sinônimos de Atualmente: agora atualmente imediatamente já presentemente ora hoje hoje em dia presente no momento atual atualidade na atualidade.
  2. Atual. Sinônimos de Atual: ...
  3. Hoje. Sinônimos de Hoje: ...
  4. Ainda hoje. Sinônimos de Ainda hoje:

Sinônimos de “atualmente”
Neste momento; Na atualidade; Nesta época; No presente.

advérbio. 1. No dia em que estamos (ex.: hoje está um dia bonito).

Significado de Hodiernamente
advérbio De modo hodierno, em relação ao tempo de hoje, ao tempo recente; hoje em dia; no tempo de agora; atualmente: a globalização é um conceito que não pode ser entendido hodiernamente.

A forma correta de escrita é em dia de acordo com a Língua Portuguesa. Ou seja, é escrito sem a consoante “s” no termo “dia”, notar que estamos a falar da locução.

Enquanto o “faz” pode ser a forma conjugada do verbo a ser usada tanto como pessoal quanto como impessoal, o “fazem”, o verbo “fazer”, conjugado na 3ª pessoa do plural no indicativo, só pode ser usado como verbo pessoal. Ou seja, o “fazem” indica uma ação que duas ou mais pessoas toma.

Faz dois dias é a forma correta de escrita desta expressão. A expressão fazem dois dias está errada.

O verbo ser deve sempre concordar com as horas que você deseja anunciar. Se a hora é singular, use o singular. Se plural, use a forma são. Mas lembre-se: mesmo que "doze horas" seja plural, "meio-dia" e "meia-noite" são singulares.

Dizer "Bom dia a todos" seria suficiente para incluir homens e mulheres, uma vez que a língua portuguesa se vale da forma masculina como o uso "neutro" que abrange elementos de gêneros distintos. Desse modo, "todos e todas" pode ser considerado uma redundância (ou pleonasmo) de fato.

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.

Sim, segundo o Dicionário de Sinônimos e Antônimos, de Francisco Fernandes, dia é o antónimo/antônimo de noite.

“Nos dias atuais” ou “Hoje em dia” também podem ser citados como termos e expressões que você não deve usar na redação. Isso porque são expressões muito comuns. Por isso, se você deseja demonstrar um diferencial no seu texto, evite-as.