O que é correto cor branca ou branco?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

Note-se que «branco» pode substituir globalmente «a cor branca», que tem por núcleo um substantivo; logo, na locução adverbial «em branco», a forma branco ocorre como substantivo.

A cor branca, branco ou alvo é a junção de todas as cores de luz do espectro de luz visível. Por isso é definida como "a cor da luz" em cores-pigmento. É a cor que reflete todos os raios luminosos, não absorvendo nenhum e por isso aparecendo como clareza máxima, por tanto é a ausência de côr.

Um ambiente branco proporciona frescura, calma e dá ideia de maior espaço, proporcionando a sensação de liberdade. Em excesso, pode dar a impressão de frieza, vazio e impessoalidade. Por isso, sugere-se a conjugação com objetos coloridos. O branco oferece uma combinação perfeita com qualquer outra cor.

O branco é a mistura de todas cores. Isso mesmo! As cores são luzes emitidas pelo sol ou pela lâmpada elétrica que imita a luz solar.

As duas formas são corretas e têm o mesmo significado.

Sabia que existem 67 tons de branco?

vermelho - adjetivo

MasculinoFeminino
Singularvermelhovermelha
Pluralvermelhosvermelhas

O branco e o preto (convencionalmente designados por cores) são apenas resultado da presença ou da ausência de luz. A cor branca é a luz pura, quando há uma reflexão total das sete cores. Já a cor preta nada mais é do que a ausência total de luz, porque nesse caso as cores não se refletem, elas são absorvidas.

Indiferente às classes sociais ou religiões é comum no Brasil, às sextas-feiras, as pessoas usarem roupa branca. O intuito tradicional de usar o branco é pedir paz e agradecer as bênçãos da semana.

Síntese aditiva ou tríade aditiva são as cores primárias de luz: o vermelho, verde e azul. A união dessas três cores forma a luz branca.

"Justamente nas sextas-feiras, os mulçumanos se vestem de branco para saudar Alá, que é o criador do universo, e os candomblecistas o fazem em respeito a Oxalá", comenta o líder religioso.

Sexta-feira é dia de branco.

Oposto ao efeito da cor preta, o branco significa ausência de cor (quando falamos de pigmentos, não de luz), ou seja, um objeto de cor branca refletiu todas as cores emergentes de uma fonte luminosa e não está absorvendo nenhuma cor.

50 tons de branco
Além do título de material mais branco do mundo, a tinta de sulfato de bário tem aplicações ambientais bastante relevantes. As tintas brancas comercialmente disponíveis refletem entre 80% e 90% da luz solar, o que não é suficiente para resfriar um ambiente.

A cor branca era um dos pigmentos mais utilizados pelos povos pré-históricos. Pinturas em cavernas paleolíticas, datadas de 30 mil anos a.C., mostram que o pigmento, feito de cálcio e giz, servia como plano de fundo ou mesmo para realçar as figuras retratadas.

As cores muitas vezes consideradas “tons de branco” incluem, creme, casca de ovo, marfim, Navajo branco e baunilha. Mesmo a iluminação de uma sala, no entanto, pode fazer com que um branco puro seja percebido como branco. A brancura mede o grau em que uma superfície é branca na colorimetria.

As cores são percepções visuais, ou seja, impressões de faixas luminosas captadas pelos nossos olhos. O branco representa a luz sendo a soma de todas as cores do espectro; já o preto é a ausência de luz. Assim, se misturarmos o branco com o preto surge o cinza, uma cor neutra que contém pouco reflexo.

Desse modo, a fotografia monocromática é aquela que usa uma só cor e suas diferentes tonalidades. Muitas pessoas confundem a ideia de monocromático com preto e branco, porém uma fotografia monocromática pode trabalhar vários tons de diversas cores.