O que é correto afirmar sobre o mercantilismo?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Foi um conjunto de práticas e ideias econômicas que visava o enriquecimento dos Estados europeus por meio, principalmente, do metalismo, da exploração colonial, de práticas protecionistas e de uma balança comercial favorável.

O metalismo surgiu entre os séculos XVI e XVII e se prorrogou até o século XVIII. Esse sistema visava o absolutismo vigente, dando poderes em demasia para a figura do rei. A exploração das colônias na busca pelo ouro foi uma característica marcante do metalismo.

A prisão dos trabalhadores na terra não era uma característica do mercantilismo, mas sim do feudalismo.

Suas principais características são: acúmulo de metais preciosos, incentivo à manufatura, intervenção do Estado na economia, balança comercial favorável e protecionismo. Os tipos de mercantilismo são o comercial e o industrial. No Brasil, o mercantilismo se materializou no comércio de mercadorias e no Pacto Colonial.

Nesse sentido, é incorreto afirmar que o mercantilismo foi um sistema econômico, uma vez que não consistiu em um modo de produção, como o feudalismo e o capitalismo. Foi adotado pelas nações europeias durante o período das Grandes Navegações e da montagem do sistema colonial no continente americano.

Intervenção do Estado na economia;
Expansão marítima; Estabelecimento de monopólio.

Resposta verificada por especialistas. Como principais características podemos citar: intervenção estatal, criação manufatureira, balança comercial, colonialismo favorável, metalismo, protecionismo, monopólio econômico. Portanto, a venda de produtos agrícolas, letra A) não é considerada característica deste.

É considerado uma série de ações econômicas adotadas pelos estados-nação visando a obtenção de riquezas e empoderar reis.

O Mercantilismo foi o conjunto de ideias e práticas econômicas, desenvolvidas na Europa no séc. XV, durante a Idade Moderna. Segundo o mercantilismo, a fonte de riqueza de uma nação se baseava no comércio com o mercado exterior e no acúmulo de metais preciosos.

As políticas mercantilistas partilhavam a crença de que a riqueza de uma nação residia na acumulação de metais preciosos (ouro e prata), advogando que estes se atrairiam através do incremento das exportações e da restrição das importações (procura de uma balança comercial favorável).

A política mercantilista está baseada na ideia de que a riqueza e desenvolvimento do país era proporcional a quantidade de metais preciosos (ouro e prata, principalmente) que tinham em seu poder. Quanto maior o acúmulo dessas riquezas, maior seria o prestígio e respeito que o país teria entre as outras nações.

O mercantilismo se espalhou pela Europa e esteve associado às monarquias absolutistas durante o Antigo Regime, mas também se manifestou em países que adotavam monarquias constitucionais, como Inglaterra e Holanda.

Os principais nomes desta política são: Jean-Baptiste Colbert (1619 - 83), ministro das Finanças do rei Luís XIV (1638 - 1715), Thomas Mun (1571 - 1641), diretor da Companhia das Índias Orientais, e Antonio Serra (c. 1550 – c. 1600), economista e filósofo italiano.

O mercantilismo, política econômica do absolutismo, tinha como princípios básicos a intervenção estatal na econo- mia, o acúmulo de metais preciosos e a manutenção da balança comercial favorável.